Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Curta Amazônia: Filme sobre os povos Baniwa e Coripaco


Atenção povos indígenas e não-indígenas de Porto Velho, a programação dessa terça à noite dia 26 de junho no 3º Curta Amazônia tem filme convidado que retrata a luta e resistência de duas tribos no Amazônas. Imperdível, porque retrata pontos importantes na política públicas de resistência dos povos indígenas em relação as políticas adotadas pelo homem branco.

O documentário “HIANHEKHETTI Sabedoria Baniwa” com tempo de 21 min e finalizado em 2011, foi realizado em Tunuí Cachoeira, rio Içana, lideranças indígenas avaliam 20 anos de luta dos povos Baniwa e Coripaco. O que conquistaram e as mudanças que ocorreram na sua cultura.

O momento atual exige reflexão para a retomada do movimento indígena rionegrino. Em março de 2011 a Assembléia Geral Baniwa e Coripaco debate as políticas públicas para a saúde e a educação e projetam uma nova estratégia política para o futuro do movimento.

“Vejo a importância deste vídeo tanto para quem não é indígena, para indígenas e principalmente para nós Baniwa e Coripaco. Fico feliz por esse registro tão importante para o momento da nossa história no Brasil. Vamos continuar lutando!!!” André Fernando Baniwa.

Com direção, roteiro e produção de Stella Oswaldo Cruz Penido, fotografia e som Pauliran Freitas, montagem Alexandra Carias, trilha sonora original flautas Baniwa, apoio Videosaude - ICICT - Fiocruz, CABC – Coordenação de Associações Baniwa e Coripaco, realização Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz.

A possibilidade das sessões de filmes históricos e científicos em Porto Velho/Rondônia além da promoção do Cinema Brasileiro foi graças ao apoio da Eletrosul do Sistema Eletrobrás do Governo Federal, o Sesc Rondônia do Sistema Fecomércio/RO, a Secretaria Estadual de Cultura do Governo da Cooperação, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Aqui Publicidade, Imprensa Rondoniense, Fundação Iaripuna, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Emater.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio