Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
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Curso de LIBRAS conta com 3 palestrantes surdos do Rio de Janeiro e Santa Catarina


 
Dando continuidade às capacitações para professores e instrutores com ou sem deficiência auditiva que lidam com alunos com a mesma necessidade, a Secretaria Estadual de Educação-Seduc, através da Subgerência de Educação Especial e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez –CAS, realiza mais um curso de Conversação e Aprofundamento em LIBRAS I.

O curso que começou nessa terça-feira (04), no Campus da Fatec em Porto Velho, conta com a participação de 90 professores da Rede Estadual de Ensino dos seguintes municípios: Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Campo Novo, JI-Paraná, Presidente Médici, Ouro Preto D´Oeste, Jaru, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Cacoal, Espigão D´Oeste, Pimenta Bueno, Costa Marques, Vilhena, Colorado, Cerejeiras, Alvorada D´Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré e ainda  22 alunos com necessidades auditivas da capital e interior. 

Três instrutores com deficiência auditiva dos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina estarão ministrando durante a realização do evento, professor Humberto Gripp Diniz, formado no Curso de Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, professora Elaine Maria de Lima formada também pela UFSC e atualmente é coordenadora do Curso da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos do Rio de Janeiro e da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos e assistente educacional em LIBRAS/FENEIS e o professor e vice- presidente da FENEIS, Paulo André Martins de Bulhões, que também é assistente educacional de LIBRAS do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Marli Cahulla, o estado de Rondônia conta com aproximadamente 711 alunos com deficiência auditiva incluídos na Rede Estadual de Ensino, distribuídos entre o ensino fundamental e médio. “Por isso a necessidade de capacitar cada vez  mais professores e instrutores que atuam diretamente com esse público, aproveitando a experiência de docentes com a mesma necessidade para garantir ao alunado uma inclusão escolar e social de qualidade e respeito à diversidade”, acrescenta.

O curso tem carga horária de 80h/aula, acontece de manhã e de tarde, inclusive no sábado e encerra no dia 14 deste mês.

Fonte: Decom

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