Segunda-feira, 11 de dezembro de 2006 - 05h49
Fomentar o debate e a reflexão entre os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, visando a construção de uma prática pedagógica humanizadora e inclusiva. Com este objetivo, a prefeitura do município de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza de 11 a 13 de dezembro, o Congresso Municipal de Educação. A abertura acontece na segunda-feira, 11, às 8:30h, no Bingool Clube da avenida Rogério Weber.
A programação inclui palestras e oficinas, para a exposição e discussão de temas como políticas públicas para a educação municipal, o papel do educador, promoção da igualdade (racial, cultural, social e de gênero), implementação do ensino fundamental de nove anos, construção coletiva do Plano Municipal de Educação  PME, e outros.
A diretora do Departamento de Educação  DE da Semed, Maria Geovana Rodrigues Bariani, lembra que o congresso acontece "no momento em que a secretaria está construindo a sua proposta curricular pedagógica de forma participativa, envolvendo profissionais dos diferentes níveis e modalidades de ensino", diz Geovana, frisando que para a elaboração do PME as diferentes classes foram divididas em nove câmaras temáticas, que discutiram e apresentaram suas propostas e contribuições.
As palestras estão programadas para o período da manhã, nas dependências do Bingool Clube. Já a tarde e a noite foram reservadas para as oficinas, que serão ministradas na faculdade São Lucas.
A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, ressalta que o congresso tem a intenção de estimular a participação dos educadores na definição de políticas públicas educacionais para o município de Porto Velho, construindo, assim, relações mais democráticas e participativas. "Também queremos dar visibilidade aos projetos que são desenvolvidos nas nossas escolas da rede municipal de ensino e prestar contas à sociedade das ações que a Semed desenvolveu no ano de 2006, garantindo uma política de transparência na utilização dos recursos públicos na esfera municipal", fala a secretária.
PROGRAMAÇÃO
11/12/2006
Manhã  local: Bigool Clube
07:00  Café da manhã e credenciamento
08:30  Políticas Públicas Para a Educação Municipal: as ações da SEMED para a construção de uma educação humanizadora para o município de Porto Velho.
Palestrante: Epifânia Barbosa da Silva  Secretária Municipal de Educação de Porto Velho.
09:30  Solenidade de abertura: 
               Composição da mesa
               Apresentação cultural
               Fala das autoridades
10:30  Palestra de abertura: O Educador, suas emoções e suas relações com os alunos e alunas como sujeitos de transformação em busca de um fazer coerente.
Palestrante: Vasco Moretto
Mediadora de Palestra: Alessandra Carvalho de Souza
12:30 - Almoço
11/12/2006
Tarde  local: Faculdade São Lucas
Das 14:00 às 18:00  Oficinas
11/12/2006
Noite  local: Faculdade São Lucas
18:00  Lanche e recepção dos participantes
Das 18:30 às 22:30   Oficinas
12/12/2006
Manhã  local: Bigool Clube
07:30  Café da manhã e recepção
08:30  Palestra: Desafios das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Cultural, Social e de Gênero.
Palestrante: Fátima Regina Rodrigues  (SEPIR)
Mediadora de Palestra: Alessandra Carvalho de Souza
10:30  Relatos de experiências: Apresentação dos projetos premiados pelo Programa Criatividade de Olho na Realidade.
Coordenadora da mesa: Alessandra Carvalho de Souza
12:30 - Almoço
12/12/2006
Tarde  local: Faculdade São Lucas
Das 14:00 às 18:00  Oficinas
12/12/2006
Noite  local: Faculdade São Lucas
18:00  Lanche e recepção dos participantes
Das 18:30 às 22:30 horas   Oficinas
13/12/2006
Manhã  local: Bigool Clube
07:30  Café da manhã e recepção
08:30  Apresentação cultural
09:40  Palestra 1: O Ensino Fundamental de 9 anos no âmbito do município de Porto Velho: Perspectivas e construção.
Palestrante: Luciana Basílio  (SEMED Porto Velho)
Mediadora de Palestra: Alessandra Carvalho de Souza
10:00  Palestra 2: Plano Municipal de Educação: Uma construção coletiva no município de Porto Velho.
Palestrante: Maria Geovana Rodrigues Bariani  (SEMED Porto Velho)
Mediadora de Palestra: Alessandra Carvalho de Souza
11:40   Solenidade de encerramento
Relação de oficinas
Oficina 1  Educação não é Peixe  Drº Davi Ferreira Gouveia
Oficina 2  Trabalhando com Projetos Pedagógicos e Enriquecendo o Cotidiano Escolar 
Sala 1 -  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Esp. Ana Lúcia de Souza
Sala 2 - Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Esp. Paula Fernanda Benarrosh
Oficina 3  A Diversidade na Educação
Sala 1  Educação Infantil   Esp. Juliana Bassini
Sala 2  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Drª Wany Sampaio
Sala 3  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Drª Maria do Socorro Beltrão
Sala 4  Ensino Fundamental  área rural  Ms. Maria do Carmo dos Santos
Sala 5  Educação de Jovens e Adultos  Ms Avacir Gomes
Oficina 4  O corpo e a Dança na Sala de Aula
Sala 1  Educação Infantil  Grad. Andréa Melo
Sala 3  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Esp. Gilca Macedo Lopes
Oficina 5  Arte Visual no Dia a Dia do Aluno
Sala 1  Educação do Campo   Grad. José Calixto da Silva Neto
Sala 2  Educação de Jovens e Adultos  Maria José Saraiva 
Oficina 6  Educação Física Escolar
Sala 1  Educação Infantil  Dr. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira
Sala 2  Ensino Fundamental 1º ao 9º ano  Ms. Cláudio Kravchychyn
Sala 3  Ensino Fundamental Rural 1º ao 9º ano  Ms. Carlos Gomes de Oliveira
Sala 4  Educação de Jovens e Adultos  Dr. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira
Oficina 7  Projetos Pedagógicos Para a Educação Infantil  Ms. Elza Araújo dos Santos
Oficina 8  Organização do Ambiente Escolar e Confecção de Material Pedagógico Grad. Irineu Muniz Bezerra
Oficina 9  Educação Para o Campo
Sala 1  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Ms. Adriano Saraiva
Sala 2  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Ms. Margarida Theobald
Mini curso 1  Afetividade e Aprendizagens: Uma Concepção de Educação Acolhedora e Libertadora 
Sala 1  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Esp. Elimar Nogueira Arruda
Sala 2  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Drª Maria Hercília Rodrigues Junqueira
Mini curso 2  Currículo: Uma Construção Coletiva Aberta à Diversidade
Sala 1  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Ms. Telma Fortes  Medeiros
Sala 2  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Drª Carmem Velanga
Mini curso 3  Avaliação Formativa: a Construção de uma Educação Humanizadora para o Ensinante e o Aprendente
Sala 1  Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Esp. Benilce Mattos
Sala 2 Ensino Fundamental 1º ao 5º ano  Ms. Avacir Gomes 
Sala 3  Ensino Fundamental 6º ao 9º ano  Ms. Soeli Cabral
Mini curso 4  A Nova Idade que Integra o Ensino Fundamental de Nove Anos: Quem é o Meu Aluno do 1º Ano  Drª Tânia Brasileiro
Mini curso 5  Currículos e Programas da Educação de Jovens e Adultos
Sala 1  EJA 1º segmento  Grad. Wagner Oliveira Cândido
Sala 2  EJA 2º segmento  Ms.Telma Fortes Medeiros
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”
Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz
Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho
Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)