Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Conferência nacional pretende construir novo plano de educação para o Brasil


 
Com participação da sociedade, o Ministério da Educação pretende construir, a partir dos debates de políticas que envolvem todas as modalidades de ensino, um novo Plano Nacional de Educação (PNE), com metas a ser cumpridas no prazo de 10 anos.

Os debates ocorrerão na Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2010, mas hoje pela manhã, no auditório do MEC, o ministro da Educação, Fernando Haddad e o coordenador da Conae, Francisco das Chagas Fernandes, iniciaram, com o lançamento da Conferência, as bases para a discussão nos Estados, Distrito Federal e municípios.

Aos participantes foi distribuído o documento-referência da Conae, cujo tema central é “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O documento está estruturado em seis eixos temáticos que nortearão os debates.

Os eixos são Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos trabalhadores em educação; Financiamento da Educação e Controle Social; e Justiça Social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

“Até 2010 serão realizadas conferências preparatórias nos Estados e municípios, com a participação dos setores da sociedade civil e dos governos envolvidos com todas as etapas e níveis da educação. Queremos que a sociedade se mobilize, queremos que ela incorpore a educação como um valor essencial para a democracia e para o desenvolvimento do Brasil”, disse a senadora Fátima Cleide (PT-RO), integrante da Comissão Organizadora da Conae.

Segundo o ministro Fernando Haddad, a Conae terá a responsabilidade de fazer um balanço do atual PNE, dos oito anos de governo e de descortinar as perspectivas educacionais de 2011 a 2020. Para o ministro, as discussões podem orientar o país na busca de patamares mais elevados de financiamento. “Entre 2005 e 2007, já passamos de 3,7% para 4,7% do PIB em investimentos públicos”, afirmou.

Francisco das Chagas disse que o tema central da Conae está relacionado a questões do dia-a-dia da escola. “O tema é macro, mas quando falamos em transporte escolar, em merenda, esses assuntos têm a ver com o regime de colaboração”, explicou.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)