Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Condomínio Poético no Campus da UNIR


A intervenção urbana "Condomínio Poético" do Coletivo Madeirista,  foi incorporada ao patrimônio artístico da Universidade Federal de Rondônia a partir desse mês de dezembro, integrando-se ao conjunto arquitetônico do Campus José Ribeiro Filho, com o apoio dos professores Nair Gurgel (PROGRAD) e Nilson Santos (NUPEC), no intuito de aproximar a arte do cotidiano da universidade.

O "Condomínio", é um projeto híbrido que mistura poesia e grafite, e teve sua primeira aparição no início de dezembro de 2006, após a realização de uma exposição coletiva de poemas em grande formato denominada "Expoesia", na Casa de Cultura Ivan Marrocos, os quais foram deslocados para o prédio da UNIR/Centro, dando início à primeira ocupação poético-urbana.

A intervenção apropria-se da linguagem publicitária no tratamento visual dos poemas:"poesia em grande formato/não só pra ler/mas também pra olhar/a poesia quer sair do papel/ dizer-se do mesmo modo / e de outra maneira/ saindo do livro/procura a parede/a poesia tem vida própria/imita a publicidade/bebe do design gráfico/o poema que surge /no indoor da galeria/pede mais - pede a rua/seu futuro é outdoor", e utiliza as técnicas do stencil e do grfite à mão livre.

Segundo o organizador da ação artística, Joesér Alvarez: "nessa intervenção, nem todos os participantes são poetas e nem todos são grafiteiros, alguns ajudaram a montar, outros contribuíram com poemas e ainda outros com o grafite, o importante é o caráter coletivo da obra, que agregou as contribuições de Joesér Jr., Gaspar Knnypel, Diogo, Thierz, Rinaldo Santos, Alberto Lins Caldas, Ariana Boaventura, Luis Dantas e Deivis Nascimento".
 
O "Condomínio Poético"  já está na internet  como um "loteamento" virtual e aceita poemas de qualquer pessoa que desejar contribuir, publicando todos os textos sob a licença Creative Commons num estímulo à apropriação e replicação do trabalho coletivo por qualquer participante do projeto.
 
Para participar:

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)