Porto Velho (RO) sábado, 20 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Clínicos gerais se aperfeiçoam em eletrocardiografia básica



Eletrocardiografia básica foi o tema do Curso de Educação Médica Continuada promovido no último final de semana pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), aos clínicos gerais da Capital e do interior.

Aplicado em nível básico, o curso, segundo a presidente do Cremero, médica Inês Motta, visa reciclar os conhecimentos e capacitar os médicos para a interpretação e leitura do eletrocardiograma, 'exame complementar de extrema importância para a detecção das doenças cardiovasculares'.

O curso foi aplicado pelo médico especialista em cardiologia José Wilson Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas. Segundo ele, o curso é para capacitar o clínico geral para a interpretação do eletrocardiograma em nível das ações básicas de saúde e nas situações de emergência. "Esse exame existe desde 1913 e, apesar de um pouco complexo, é elementar para um diagnóstico preciso", diz.

José Wilson justifica a importância do curso dizendo que o eletrocardiógarfo é um equipamento básico, de fácil funcionamento, existente em quase todos os cetros de saúde. "Daí a importância do clínico geral saber interpretar o eletrocardiograma".

Segundo o médico o curso, realizado pelo Cremero, em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a UFAM (Universidade do Amazonas), vem muitas vezes suprir uma deficiência muito comum no ensino da medicina, principalmente nos dias de hoje, quando as faculdades estão mais interessadas em lucrar.

Fonte: Ascom/Cremero

 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe