Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Carta de Natal reúne demandas de pontos de Cultura


Noelle Oliveira, Leandro Melito e Leyberson Pedrosa
Agência Brasil

A Teia da Diversidade Cultural, que vai até este sábado (24), em Natal, as tendas montadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão tomadas por movimentos, sons e expressões culturais dos mais variados estilos e grupos. Antes disso, os dois primeiros dias foram marcados por diálogos e deliberações do Fórum Nacional de Pontos de Cultura.

Cerca de 3 mil integrantes de pontos de Cultura de todo o país, em rodas de conversa e discussões, levantaram problemas, apontaram soluções e listaram as principais demandas estaduais e nacionais relacionadas a seus estados.

Os pedidos vão desde recursos para sede própria, propostas de criação de fundos específicos de incentivo, aprovação do Projeto de Lei Cultura Viva, lançamento de editais e celeridade na tramitação da PEC 150, que tem o objetivo de vincular 2% do Orçamento federal anual para cultura, entre outros.

As demandas pontuais foram elencadas em um documento de deliberações que, posteriormente, foi transformado na Carta de Natal, entregue à ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante abertura oficial do evento na quinta-feira (22).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)