Quinta-feira, 30 de outubro de 2014 - 11h11
O lançamento do livro 'Porto Velho 100 anos – homenagem em versos', do autor José Dettoni acontece nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 19: 30 horas, no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, localizado na rua José do Patrocínio, número 207, ao lado da Prefeitura.
A Francisco Meirelles promove este evento e também a exposição de vários artistas, uma forma de valorizar a cultura local. José Dettoni explica que esta parceria com a biblioteca para o lançamento de seu livro é estratégica. “É um livro que trata exclusivamente de Porto Velho e será lançado em um local de estudos, comum grande acervo e um local centralizado e bonito, afirma o autor.
Dettoni conta que o objetivo do livro é colaborar com a cidade neste momento histórico de celebração dos 100 anos. "Porto Velho me recebeu de braços abertos, há 25 anos. Vim aqui para visitar e acabei gostando e me tornei o primeiro reitor eleito da Universidade Federal de Rondônia (Unir)”, acrescenta.
O autor conta que 'Porto Velho cem anos' não é um livro sobre histórias do município, e sim observação feita em versos de um cidadão. “É um passeio artístico, político e pedagógico. Destaco os símbolos principais que são as Três caixas D'água e o Rio Madeira. Também me pergunto sobre o passado e com será o futuro da cidade”, explica.
Este é o sexto livro lançado pelo autor em um período de um ano. "Em 75 anos não tinha lançado nenhum livro. Então abri as torneiras. Foi quando escrevi o primeiro livro, mais acadêmico, trata sobre a filosofia da arte popular do repente. O segundo foi uma tradução do primeiro livro para uma linguagem mais acessível ao leitor. O terceiro e quarto foram sobre as enchentes e pós enchente do Rio Madeira. Procurei trabalhar a responsabilidade da população em relação à natureza. E o quinto foi sobre as eleições e voto, sobre a dignidade do voto e sua conquista histórica”, completa.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)