Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica


Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica - Gente de Opinião

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizou uma iniciativa transformadora lavando as salas de aula da Escola Estadual Shirlei Ceruti, em Vilhena, em aulas de artesanato.  

Entre os meses de abril e maio deste ano, os alunos tiveram a oportunidade única de mergulhar no mundo do artesanato com palha de buriti, graças à realização da "2ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos". 

Essa jornada de aprendizado, fruto de uma parceria entre a ACEMDA e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), não se restringiu apenas à confecção de artefatos. Foi um verdadeiro mergulho na diversidade das expressões artísticas, abrangendo desde oficina de grafite até fotografia, proporcionando aos 90 jovens vilhenenses participantes uma imersão multifacetada no universo das artes. 

O artesão Marcio Guilhermon foi professor  dos alunos em uma jornada de descoberta e criação sobre artesanato com palha de buriti. As aulas teóricas foram complementadas por práticas enriquecedoras, onde cada estudante pôde experimentar a magia de transformar simples fibras de palha em obras de arte. 

"Agradecemos imensamente aos servidores e alunos da Escola Shirlei Ceruti pelo apoio e dedicação a este projeto. Expressamos também nossa gratidão ao CMDCA de Vilhena por se unir a nós nesta missão. Este programa desempenha um papel crucial ao fornecer conhecimento prático e estimular habilidades criativas nos adolescentes", ressaltou Andréia Machado, presidente da ACEMDA. 

Ao final do curso, cada participante foi agraciado com um certificado de participação, reconhecendo não apenas seu envolvimento, mas também seu esforço e comprometimento com o processo de aprendizado. Para Andréia Machado, esta é uma etapa fundamental na formação integral dos jovens, fornecendo-lhes ferramentas valiosas para explorar e aprimorar seus talentos artísticos. 

"Através da arte, buscamos não apenas promover a expressão de sua identidade cultural, mas também expandir suas perspectivas de futuro", enfatizou Andréia Machado, destacando o potencial transformador desse projeto na vida dos alunos de Vilhena.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)