Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica


Alunos de Vilhena são capacitados com oficina de artesanato promovida pela Associação Diversidade Amazônica - Gente de Opinião

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Diversidade Amazônica (ACEMDA), realizou uma iniciativa transformadora lavando as salas de aula da Escola Estadual Shirlei Ceruti, em Vilhena, em aulas de artesanato.  

Entre os meses de abril e maio deste ano, os alunos tiveram a oportunidade única de mergulhar no mundo do artesanato com palha de buriti, graças à realização da "2ª Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos". 

Essa jornada de aprendizado, fruto de uma parceria entre a ACEMDA e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), não se restringiu apenas à confecção de artefatos. Foi um verdadeiro mergulho na diversidade das expressões artísticas, abrangendo desde oficina de grafite até fotografia, proporcionando aos 90 jovens vilhenenses participantes uma imersão multifacetada no universo das artes. 

O artesão Marcio Guilhermon foi professor  dos alunos em uma jornada de descoberta e criação sobre artesanato com palha de buriti. As aulas teóricas foram complementadas por práticas enriquecedoras, onde cada estudante pôde experimentar a magia de transformar simples fibras de palha em obras de arte. 

"Agradecemos imensamente aos servidores e alunos da Escola Shirlei Ceruti pelo apoio e dedicação a este projeto. Expressamos também nossa gratidão ao CMDCA de Vilhena por se unir a nós nesta missão. Este programa desempenha um papel crucial ao fornecer conhecimento prático e estimular habilidades criativas nos adolescentes", ressaltou Andréia Machado, presidente da ACEMDA. 

Ao final do curso, cada participante foi agraciado com um certificado de participação, reconhecendo não apenas seu envolvimento, mas também seu esforço e comprometimento com o processo de aprendizado. Para Andréia Machado, esta é uma etapa fundamental na formação integral dos jovens, fornecendo-lhes ferramentas valiosas para explorar e aprimorar seus talentos artísticos. 

"Através da arte, buscamos não apenas promover a expressão de sua identidade cultural, mas também expandir suas perspectivas de futuro", enfatizou Andréia Machado, destacando o potencial transformador desse projeto na vida dos alunos de Vilhena.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu

Escritor Silvio Persivo faz doações  para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

 com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)