Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Acreanas participam do V Encontro Nacional da AJEB e lançam livros na Bienal do Livro Rio 2025


A Vitória Caricé, Bailarina Fluminense ladeada com as escritoras da AJEB ACRE e DE RONDÔNIA. Rosangela Arend, Edir Marques, Márcia Pini, Izabel Cristina, Maze Oliver, Katiúscia Miranda e Jane Vasconcelos. - Gente de Opinião
A Vitória Caricé, Bailarina Fluminense ladeada com as escritoras da AJEB ACRE e DE RONDÔNIA. Rosangela Arend, Edir Marques, Márcia Pini, Izabel Cristina, Maze Oliver, Katiúscia Miranda e Jane Vasconcelos.

A cidade do Rio de Janeiro sedia, entre os dias 12 e 14 de junho, o V Encontro Nacional e o IV Encontro Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB. O evento reúne mulheres de letras de todos os estados brasileiros e de países da América Latina em uma programação intensa de debates, palestras, homenagens e lançamentos literários.

A delegação acreana participa ativamente do encontro, levando a força da escrita feminina da Amazônia para o centro das discussões. Entre os destaques da programação, está a participação das ajebianas na Bienal do Livro Rio 2025, considerada o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, que neste ano acontece em clima ainda mais especial: o Rio é a Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco.

Durante a Bienal, foram lançadas duas coletâneas com participação das escritoras do Acre. A primeira, Letras de Mulher, é uma produção da AJEB-Acre, reunindo textos autorais de suas associadas. O lançamento ocorreu em um dos espaços mais prestigiados da Bienal, voltado a autoras e autores de todo o Brasil.

As escritoras Edina Azevedo Klein, Luciana Barbieri, Izabel Cristina, Mileni Mota, Rosângela Arend e Edir Marques Coautoras da Coletânea Vivências Amazônicas durante o lançamento oficial na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro . - Gente de Opinião
As escritoras Edina Azevedo Klein, Luciana Barbieri, Izabel Cristina, Mileni Mota, Rosângela Arend e Edir Marques Coautoras da Coletânea Vivências Amazônicas durante o lançamento oficial na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro .

A segunda, Mulheres do Mundo, é uma coletânea organizada pela AJEB Nacional em parceria com a AJEB-Rio de Janeiro. Três autoras acreanas integram a obra: a jornalista Socorro Camelo, presidente da AJEB-Acre, e as associadas Katiúscia Miranda e Maze Oliver.

A presidente interina da AJEB-Acre, Jane Vasconcelos, celebrou a participação no evento como uma conquista coletiva. “Estar na Bienal e no Encontro Nacional da AJEB é realizar o sonho de centenas de mulheres que hoje têm suas vozes publicadas e reconhecidas. O poder da palavra e os nossos sonhos nos levam longe, para lugares onde nem imaginávamos estar.

O Acre, com suas palavras enraizadas na floresta e no coração de suas mulheres, reafirma seu lugar no cenário nacional da literatura.

Parcerias:

 A AJEB ACRE e AJEB RONDÔNIA realizaram uma parceria com o Estande Espaço Leia Mais promovendo as escritoras Acreanas e Rondonienses impulsionando a Literatura respectivas dos seus estados e além   da parceria com o ACRE E RONDÔNIA, a escritora Lisias Azevedo - Presidente da AJEB BAHIA alinharam um evento   que será realizado em Salvador com uma programação especial entre norte e nordeste. Em breve será divulgado a programação para as demais ajebianas, fortalecendo a Escrita Feminina de Norte a Sul do Brasil.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)