Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.


A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.  - Gente de Opinião

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Coordenadoria Rondônia marcou presença na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025 com uma delegação de 12 escritoras talentosas, no Espaço Leia Mais. No dia 13 de junho, o público teve a oportunidade de conhecer as obras literárias dessas escritoras e interagir sobre o legado de cada uma delas.

Dentre as escritoras Rondonienses que participaram do evento estavam Rosângela Arend, Regina Crema, Mileni Mota, Marcia Pini, Sorhaya  Chediak,  Nazian Holanda,  Sebastiana Santana, Cledenice Blackman, Luciana Barbieri, Edilusa Dotto Pasquotto  e Izabel Cristina que compartilharam suas experiências e inspirações com o público. 

Para Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da AJEB RO, a presença  das escritoras na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025, foi  destaque para a literatura rondoniense, mostrando a riqueza e diversidade da produção literária de Rondônia no Estande Espaço Leia Mais.

A iniciativa da AJEB RO em levar as escritoras rondonienses para a Bienal Internacional do Rio de Janeiro de 2025 foi um sucesso, permitindo que o público conhecesse melhor as obras dessas autoras e se inspirassem em suas histórias e perspectivas. 

Parceria:

Em 2025 a parceria entre a  AJEB ACRE E AJEB RONDÔNIA foi muito positiva  no Espaço Leia Mais promovendo a Escrita Feminina  da Amazônia     unindo fronteiras  e saberes  na maior Feira da América Latina.

Destaque  no Espaço Leia Mais

Vitória Caricé,Bailarina Fluminense, destacando a obra A Bailarina da Praça - Gente de Opinião
Vitória Caricé,Bailarina Fluminense, destacando a obra A Bailarina da Praça

Durante o  lançamento das obras infantis, a Vitória Caricé, Bailarina Fluminense apresentou-se no Estande Espaço Leia Mais, levando a inovação  e criatividade  através  da arte   e destacando a obra  pioneira  em homenagem  A Bailarina da Praça, da Escritora  Helení Velasques,  ilustrada  pela  Priscila Medeiros.

Também em destaque a Obra: O Ribeirinho e o Rio Madeira, da escritora  Rosângela Arend, uma obra inspiradora em  quatro idiomas (português, francês, italiano e inglês), sendo  pioneira  para a Literatura Rondoniense.

Para a escritora Márcia Pini, que veio  pela primeira vez  na Bienal, lançou  5 obras literárias  e entre elas, O AMOR é a fonte do conhecimento  - Aprendendo  Amar,  para a autora, a Bienal é um espaço que se abre para as conexões pelo mundo.

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.  - Gente de Opinião

Para a escritora Renata Dal-bó,  Presidente   Nacional  da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil,   o V Encontro Nacional  e o IV  Encontro Internacional da AJEB,é um momento especial para as ajebianas de 20 coordenadorias   do Brasil e este ano, sediado  e coordenado pela escritora Márcia Schweizer  Presidente da AJEB RJ, foi um momento especial  para as escritoras do Brasil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)