Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Parecer para ver



Para vermos os envolvidos e sua dinâmica, em determinado processo de atuação (autuação), é preciso que haja abertura e transparência. Sem ver, não dá para saber. A visão, a clareza dos fatos, é um dos recursos essenciais para checarmos a validade dos feitos e de seus efeitos.

Na verdade, os cinco sentidos estão envolvidos na produção do saber, do conhecimento. Além do aporte inquestionável que hoje recebemos da informática e, sem o que, estaríamos de volta à Idade Média.

Na política não é diferente, pois, para vasculhar os caminhos e meandros – ou descaminhos – do poder é preciso que haja a máxima clarividência das ações. Assim, é preciso vasculhar o que os “donos do poder” não querem mostrar.

Conceitualmente, equivale a abrir os arcana imperi para o conhecimento público. Juridicamente, observa-se a legitimação da Lei de Informação. Popularmente, é o mesmo que “dar nome aos bois”.

Por esse motivo é que se protocolou este parecer (LEI AQUI EM PDF), junto à Câmara Municipal do Aracati/CE. Para que o povo tenha mais ciência (e consciência) dos atos de poder; notadamente, aqueles que se referem às imposições (e penas) da lei sobre os “pares” do Poder Legislativo.

 Vinício Carrilho Martinez (Dr.)

Professor Ajunto IV da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Movimentos

Movimentos

Se a dialética coubesse numa imagem, haveria uma moça na capa de um livro com um vestido dourado e com fitas vermelhas. A moça emprestaria à gravura

MusicalizAI – música como hobby

MusicalizAI – música como hobby

Dois professores, Márlon Pessanha e Vinício Carrilho Martinez, e um estudante da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Lucas Gama, têm um pro

Nosso Renascimento

Nosso Renascimento

LuzEsperançaBuscasSonhosConstruções- sem as tuas maldades- agora enjauladas Chegou a tua horaEm verde e amarelo, e vice-versa- chegou a tua hora- não

Dê uma trégua

Dê uma trégua

(Há momentos em que pedimos trégua) Há momentos em que a política cansaEssa política, dos políticos que não cansam- de fazer o Mal(são feitos de g

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)