Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O Papa que cada um merece


Vinício Carrilho Martinez (Dr.)[1]Gente de Opinião

Mulheres nuas, um pedagogo preso como baderneiro, jovens jogando bombas incendiárias, como esta da foto, em policiais em chamas, gays e jornalistas ninjas, do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), mascarados de todo tipo ameaçando pessoas comuns, advogados informados com toda forma de governo. Tudo isso no Rio de Janeiro no dia da chegada do Papa Francisco. E muitos foram presos ou abatidos pelos mesmos policiais que revidavam com balas de borracha.

Sempre defendi as manifestações e o máximo de liberdade, mas confesso que essa insanidade para receber o Papa, não dá. Certamente o meu tempo de rebeldia já passou, mas daí a pensar que tocar fogo em tudo é próprio da juventude e de seus hormônios, isso é demais.

Coquetel Molotov?

Não conseguimos copiar nem mesmo as manifestações mais decentes.

Para ajudar, polícia e governo ainda erraram no trajeto que a comitiva oficial deveria seguir. Expuseram o Papa por tempo demais, sem cobertura na segurança, no meio do trânsito comum travado em congestionamentos. Por causa disso, errando o caminho, houve muita confusão em volta do Papa – a esta altura já bastante assustado com a doideira nacional.

            Minha pergunta, hoje, é a seguinte: qual a participação do CV e do PCC nas agitações?

           



[1]Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Capitalismo Digital - Mais valia onírica

Capitalismo Digital - Mais valia onírica

      É bem provável que muitas outras abordagens, em linhas diversas desta aqui, tenham adotado esse título ou assemelhado, a fim de esboçar essa p

Indulto de Natal

Indulto de Natal

Quando chega essa época, penso em algumas coisas:1. Aprendi quando criança que o espiritualismo tem o princípio de que não há pena perpétua: todos po

À Nita Freire - e ao professor das professoras e dos professores (1)

À Nita Freire - e ao professor das professoras e dos professores (1)

Hoje temos um motivo para festejar, com a esperança de quem muito almeja esperançar, agir para transformar[1].Hoje, homenageada, Ana Maria Araújo Fre

Nita Freire na UFSCar

Nita Freire na UFSCar

Em evento conjunto, o canal do Youtube A ciência da CF88 (https://www.youtube.com/c/ACi%C3%AAnciadaCF88) e o Núcleo de Formação de Professores (NFP)

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)