Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

FORÇA e HONRA



O texto traz alguns breves pensamentos que postei em minha página no Facebook. Como havia me imposto a pena de nada escrever até o início de 2015, para arrumar as energias, a mente e os dedos – que doem da digitação de um ano inteiro –, fui inserindo esses breves comentários. Reunidos, podem nos dar uma dica do que (não) queremos para 2015.

HORÓSCOPO POLÍTICO

Final e começo de ano é propício a deixar para trás tudo e todos(as) que são tacanhos, convencionais demais (reacionários) e limitados. Em 2015, fará muito bem demonstrar um pouco de virtù e de ardor com a República.

O QUE DEIXAR PARA TRÁS

Quem paga mais? Olhava um classificado de imóveis e aí, ao lado, apareceu este anúncio: "Procuro parceira com CNH. Tratar fone...". Além de querer comprar uma mulher, ainda faz exigências. A sensibilidade realmente está em (f)alta!

IDEIAS BOAS DEVEM SER COPIADAS

Instituições são o Congresso Nacional e a Presidência da República, por exemplo. E não os congressistas e demais profissionais da política. As dependências da política, sim, devem ser tratadas de forma excelente e não as excelências eleitas. Assim é na Suécia. Lembremos que eles pagam 50% de impostos para ter uma vida repleta de dignidade. Além disso, lá, o espaço público e a vida pública têm tratamento de realeza. Há um parlamentarismo honesto.

IDEIAS OPORTUNISTAS DEVEM SER DESCARTADAS

Em Marília-SP cobra-se uma certa Taxa de Bombeiros. Não sei se há em outro lugar do pais - ideias assim são prodigiosas. O fato é que, 60 mil casas pagando - em média - 40 reais, nos dá uma soma de R$ 2,4 milhões. Apartamentos e demais prédios têm outra conta. Acabei de ver um carro do SAMU, voando. Mas, logo lembrei que não há viaturas novas. Sem contar a falta de policiamento. Então, cadê a grana extra?

A GRADIOSIDADE PODE ESTAR AO LADO

Mais um exemplo que vem do Uruguai: a Lei dos Meios. Regulamenta, democratiza e socializa a produção cultural na TV e no rádio. No Brasil, a Globo derruba o(a) presidente(a), mas não permite. Começaram bem 2015.

SEMPRE APRENDER COM A NATUREZA

O que mais admiro nos(as) gatos(as) é o fato de que - ao contrário de muitos humanos - não são mesquinhos e nem medíocres.

VAMOS COMEÇAR 2015 COM CULTURA

Cuba vai reeditar Alejo Carpentier, um escritor da liberdade que antecipou algumas mazelas do século XXI. A começar da "exceção" (exclui-se para se inerir na exclusão) que nos coloniza. Inconscientes, não nos sensibilizamos com as mudanças "para dentro" do sistema. Dormentes - às vezes por vontade própria -, não ligamos para a exceção que se torna regra. Quem não conhece, deveria ler hoje mesmo.

PEQUENAS IDEIAS - NOTÁVEIS SENTIMENTOS

Assim terminei 2014 e assim começo o Ano Novo. Força e Honra! - diziam os gladiadores de Roma.

Vinício Carrilho Martinez

Professor da Universidade Federal de São Carlos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Necropolítica e luta de classes no Rio de Janeiro - O fim do Estado

Necropolítica e luta de classes no Rio de Janeiro - O fim do Estado

A chacina ou o massacre – como se queira chamar – levados a cabo pelas forças policiais do Rio de Janeiro, a mando do Governador do Estado, no dia 28

Educação e Sociedade: Sociologia Política da Educação

Educação e Sociedade: Sociologia Política da Educação

O leitor terá a seguir apresentação do mais recente livro de Vinício Carrilho Martinez, professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Ace

Ela pensa? - a inteligência desumana

Ela pensa? - a inteligência desumana

Tanto fizemos e desfizemos que, afinal de contas, e ainda estamos no início do século XXI, conseguimos produzir uma inteligência desumana, absolutam

Pensamento Escravista no Brasil atual

Pensamento Escravista no Brasil atual

          Esse texto foi pensado como contribuição pessoal ao Fórum Rondoniense de Direitos Humanos – FORO DH, na fala dirigida por mim na mesa Enfr

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)