Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Capitão América


Imagino que muita gente defenda o ENEM e que vai me atacar pelo comentário. Em todo caso, pedir para associar o famoso herói de HQ Capitão América com as guerras é um pouco demais, é um absurdo para falar a verdade.

Por várias razões é um absurdo: 1) para saber a história do Capitão América, foi preciso consultar o Google, porque nunca li esse gibi e porque sempre o associei ao Império estadunidense; 2) é uma historinha criada na década de 1940, isso mesmo, em pleno curso da Segunda Guerra Mundial – não conheço ninguém que tenha lido, quanto mais os jovens que fizeram a prova; 3) o patriotismo estadunidense seria melhor investigado na análise do Patriot Act; 4) se era para trilhar o caminho das analogias, por que não se solicitou uma comparação entre Batman e a quadrilha do Cachoeira?

Poderia seguir a tarde inteira procurando razões para desqualificar apenas essa questão do ENEM, mas penso que as analogias poderiam ser bem mais qualificadas. Outra relação evidente seria entre O Processo de Franz Kafka e o mensalão. Ou ainda a analogia entre as ideologias totalitárias previstas em romances como 1984, e tantos outros, para se (re)ler a Primavera Árabe de outro modo.

Enfim, Capitão América é o fim de linha, é o fim de uma ideologia combativa, reveladora que se queria ver na educação brasileira. É o fim de qualquer educador que leve essa qualificação. Aliás, mostra um pouco dos porquês da educação brasileira ser o lixo que é.

Nem o Capitão América nos salvará dos burocratas de Brasília. Se não fosse trágico, seria cômico. Hoje não conseguirei ler ou escrever qualquer coisa. É como se sentisse a desolação que se abate na educação oficialesca. É um insulto à inteligência média, daquelas que se conta em piada de tico e teco.

A pena para quem faz e autoriza a aplicação de um teste imbecil como este seria a obrigação de ler todos os gibis, sem direito a sair da jaula até que se acabem as revistas. Isso mesmo, jaula. O ENEM é uma pegadinha ridícula.

Vinício Carrilho Martinez
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Ciências Jurídicas
Doutor pela Universidade de São Paulo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antropologia Política do Virtual - o fim da inteligência social

Antropologia Política do Virtual - o fim da inteligência social

É fato que, ao longo dos séculos, alguém sempre apontou para o Armagedon – e a Segunda Grande Guerra, com o implemento da Bomba Atômica, seguindo-se

Uma caneta

Uma caneta

Tenho lembrado muito do isolamento. E que se impôs como nosso isolamento. - como ironia radical, o que nos trouxe, nos levou. Mas somos melhores do qu

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Quando você cuida da sua gata na pandemia, e a gatinha de 4 patas exige ser a dona da casa você aprende algumas coisas. A primeira e muito óbvia diz

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Coisa, objeto conhecível por alguém (sujeito cognoscente) é o que se pode conhecer em algum momento. Esse “pode conhecer” tem três sentidos básicos:

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)