Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Capitão América


Imagino que muita gente defenda o ENEM e que vai me atacar pelo comentário. Em todo caso, pedir para associar o famoso herói de HQ Capitão América com as guerras é um pouco demais, é um absurdo para falar a verdade.

Por várias razões é um absurdo: 1) para saber a história do Capitão América, foi preciso consultar o Google, porque nunca li esse gibi e porque sempre o associei ao Império estadunidense; 2) é uma historinha criada na década de 1940, isso mesmo, em pleno curso da Segunda Guerra Mundial – não conheço ninguém que tenha lido, quanto mais os jovens que fizeram a prova; 3) o patriotismo estadunidense seria melhor investigado na análise do Patriot Act; 4) se era para trilhar o caminho das analogias, por que não se solicitou uma comparação entre Batman e a quadrilha do Cachoeira?

Poderia seguir a tarde inteira procurando razões para desqualificar apenas essa questão do ENEM, mas penso que as analogias poderiam ser bem mais qualificadas. Outra relação evidente seria entre O Processo de Franz Kafka e o mensalão. Ou ainda a analogia entre as ideologias totalitárias previstas em romances como 1984, e tantos outros, para se (re)ler a Primavera Árabe de outro modo.

Enfim, Capitão América é o fim de linha, é o fim de uma ideologia combativa, reveladora que se queria ver na educação brasileira. É o fim de qualquer educador que leve essa qualificação. Aliás, mostra um pouco dos porquês da educação brasileira ser o lixo que é.

Nem o Capitão América nos salvará dos burocratas de Brasília. Se não fosse trágico, seria cômico. Hoje não conseguirei ler ou escrever qualquer coisa. É como se sentisse a desolação que se abate na educação oficialesca. É um insulto à inteligência média, daquelas que se conta em piada de tico e teco.

A pena para quem faz e autoriza a aplicação de um teste imbecil como este seria a obrigação de ler todos os gibis, sem direito a sair da jaula até que se acabem as revistas. Isso mesmo, jaula. O ENEM é uma pegadinha ridícula.

Vinício Carrilho Martinez
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Ciências Jurídicas
Doutor pela Universidade de São Paulo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Necropolítica e luta de classes no Rio de Janeiro - O fim do Estado

Necropolítica e luta de classes no Rio de Janeiro - O fim do Estado

A chacina ou o massacre – como se queira chamar – levados a cabo pelas forças policiais do Rio de Janeiro, a mando do Governador do Estado, no dia 28

Educação e Sociedade: Sociologia Política da Educação

Educação e Sociedade: Sociologia Política da Educação

O leitor terá a seguir apresentação do mais recente livro de Vinício Carrilho Martinez, professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Ace

Ela pensa? - a inteligência desumana

Ela pensa? - a inteligência desumana

Tanto fizemos e desfizemos que, afinal de contas, e ainda estamos no início do século XXI, conseguimos produzir uma inteligência desumana, absolutam

Pensamento Escravista no Brasil atual

Pensamento Escravista no Brasil atual

          Esse texto foi pensado como contribuição pessoal ao Fórum Rondoniense de Direitos Humanos – FORO DH, na fala dirigida por mim na mesa Enfr

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)