Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Yes, nós temos cinema


Yes, nós temos cinema - Gente de Opinião

Bem gostar de cinema sempre foi na minha vida uma questão de entretenimento, prazer e arte. Havia, próximo da minha casa, na Rocha Lima, em Fortaleza, um cinema do bairro, o Cine Ceará, que apresentava filmes maravilhosos como os de Carlitos, as séries de Charles Chan, Hopalong Cassidy e Zorro, imperdíveis. Na juventude, também o grande programa era colocar um terno para ir assistir, o que fiz com clássicos como “Al di lá” ou “Marcelino Pão e Vinho”, no Cine São Luiz na Praça do Ferreira. Impossível lembrar de todos os filmes maravilhosos que assisti, porém inesquecíveis, por seus enredos e atores, foram “Queimada”, com Marlon Brando ou “O Poderoso Chefão” só para falar dos mais recentes e não poderia deixar de citar “Casablança”- só para ilustrar porque os bons filmes pululam na minha mente, inclusive alguns complexos como “A Bela da Tarde” ou “Blade Runner”. Mas o real motivo para falar de cinema são os vencedores da competição de curtas-metragens nacionais do 51º Festival de Cinema de Gramado, que foram anunciados na última sexta-feira (18) no Palácio dos Festivais. O prêmio de melhor filme foi para “Remendo”, produção realizada em Vila Velha, no Espírito Santo, com direção de Roger Ghil.  A meu ver deve ter ganho por sua originalidade por que se trata de uma colagem, sim de notável inventividade visual e formal, todavia é uma tentativa de construir novas narrativas. Porém, minha atenção se centrou no cinema por causa do curta rondoniense “Ela Mora Logo Ali”, que conta a história de um humilde e ambulante vendedora de bananas fritas, de uma cidade da região da floresta amazônica, que conhece uma jovem leitora no ônibus no caminho de volta para casa. A partir desse momento, a vendedora inicia uma jornada de descobertas, sonhos e o desafio de encontrar o livro preferido de seu filho. É sim uma história simples, bem amazônica, porém feita com o carinho, o zelo e o talento de artistas nossos. Como um adepto, autor de e-book e incentivador da Economia Criativa, sempre coloquei fé no talento local e fico imensamente feliz com o fato de que o Prêmio do Júri Popular foi dado à “Ela Mora Logo Ali”, mas, mais ainda, com os Kikitos que ganharam, com justiça, Fabiano Barros e Rafael Rogante pelo roteiro e, entrei quase em estado de júbilo, por nossa querida amiga, Agrael de Jesus, uma pessoa maravilhosa, ter ganho o prêmio de melhor atriz! Ou seja, Rondônia, com um curta, feito sem apoio, conseguiu abocanhar 3 kikitos em Gramado este ano! Aplausos mil para os ganhadores e também para todos os que participaram da produção. Mostram que Yes, sim nós temos cinema. E da melhor qualidade!!!

Yes, nós temos cinema - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turquia ganha no fim, mas não muda nada

Turquia ganha no fim, mas não muda nada

Em Los Angeles, os Estados Unidos entraram em campo em ritmo de festa  contra a Turquia, mesmo com um elenco alternativo. E vieram com tudo tanto qu

Com empate Japão será o próximo adversário do Brasil

Com empate Japão será o próximo adversário do Brasil

Principalmente no primeiro tempo, apesar de Nakamura ter se destacado como o melhor em campo no solo texano, o jogo, pelo grupo F da Copa, o jogo nã

Equador apronta em cima da Alemanha

Equador apronta em cima da Alemanha

Era muito previsível que Costa do Marfim ganhasse sem grandes problemas de Curaçao. De modo que, como os dois jogos eram no mesmo horário, a opção p

O Brasil sobrou contra a Escócia

O Brasil sobrou contra a Escócia

O jogo mal havia se iniciado sem que as equipes ainda estivessem com um diapasão definido quando, aos sete minutos, Rayan pressionou Robertson na sa

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)