Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Vídeo da TV Educativa mostra escritor explicando como veio para Rondônia

Segundo o pai de Silvio Persivo, Sebastião Persivo, que queria ir para Paris, parar em Porto Velho foi um pequeno erro de direção.


Vídeo da TV Educativa mostra escritor explicando como veio para Rondônia - Gente de Opinião

Um dos fundadores da nossa universidade, UNIR, e que foi seu pro-reitor, José Valdir Pereira, sempre se destacou por sua preocupação com a história e, por esta razão, é um historiador bissexto e um colecionador de antiguidades. É também um escritor e poeta, reconhecido no Ceará, por suas obras, mas aqui vamos ressaltar que, na década de 80, lançou um livro de poesias na antiga União Brasileira de Escritores-UBE-RO, onde foi apresentado por seu colega, e também fundador da UNIR, Silvio Persivo num evento criado por Kleon Maryan, que se destacou por manter coluna cultural nos jornais de Porto Velho e por ter feito inúmeros encontros de escritores na cidade. Embaixo temos fotos, de autoria de Euro Tourinho, do dia do lançamento do livro de José Valdir Pereira em 1983.

Aparecem nelas outros fundadores da UNIR, como José Aldenor Neves e Pedro Albino, também o depois Professor Doutor Theophilo Alves e a Neide Myakava, depois vice-reitora. Outro foto de Euro Tourinho.

Vídeo da TV Educativa mostra escritor explicando como veio para Rondônia - Gente de Opinião

O mais interessante, porém é que José Valdir Pereira conservou alguns vídeos antigos da TV Cultura de Porto Velho, entre eles, um trecho de uma entrevista de Silvio Persivo, na época já muito reconhecido como escritor e poeta, em que conta que saiu de Fortaleza com a intenção de morar em Paris e acabou em Porto Velho. Seu Sebsatião Persivo brincava com ele, que, pela distância, “Foi apenas um pequeno erro de direção”. 

Veja o vídeo:


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confraria 30+: churrasco, memórias, livro exemplar

Confraria 30+: churrasco, memórias, livro exemplar

Na residência do Oscar Pirani, com a presença de Lúcia Reis e sua adesão à Confraria 30+, patrocinou um churrasco variado, com bebidas, numa homenag

Professor Aldenor Neves se aposenta como diretor de Orçamento e Finanças e é homenageado

Professor Aldenor Neves se aposenta como diretor de Orçamento e Finanças e é homenageado

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou, na última sexta-feira (5/9), uma cerimônia de homenagem ao professor de Economia da UNIR e  ex-diret

Bule-Bule: tradição, poesia e música que encanta a Bahia

Bule-Bule: tradição, poesia e música que encanta a Bahia

Existem pessoas que amamos pelo simples fato de serem amáveis. E há outras, como meu ilustre amigo Bule-Bule-que, além de amável, é quem mantém viva

Como melhorar o processo de decisões

Como melhorar o processo de decisões

O que mais influencia as decisões humanas não é, como advogaram os economistas clássicos, a visão do Homo Economicus, ou seja, apenas o racionalismo

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)