Segunda-feira, 5 de março de 2012 - 20h46
	O indicador ICF (Intenção de Compra das Famílias) deste mês, divulgado pela FECOMÉRCIO-RO/CNC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia/Nacional Confederação Nacional do Comércio), passou de 130,3 para 129, pontos, uma queda de -0,6% enquanto que, em nível nacional, o ICF passou de 139,7 para 140,9 pontos no segundo mês do ano aumentando 0,8%. Na comparação com fevereiro de 2011, o indicador aponta uma alta de 3,1%. È preciso assinalar que abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, indica satisfação, que pode chegar a 200 pontos.
	
	O indicador da CNC é composto por sete itens, emprego atual, renda atual, compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis. Dos sete componentes do indicador cinco tiveram queda (Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso a Crédito e Nível de Consumo Atual) na comparação mensal. Vale salientar que pesou muito a queda de -27,6% no consumo atual impactando de forma significativa o nível das vendas de varejo no mês. No entanto, contraditoriamente, as perspectivas de consumo aumentaram em 10,5% e o Momento para Duráveis teve um incremento de 26,3%.
	
	Para o presidente da FECOMÉRCIO/RO, “A queda no nível de emprego atual e a diminuição do acesso ao crédito influenciaram decisivamente na variação negativa do índice, mas, a alta nos componentes relacionados ao mercado de trabalho e a perspectiva de consumo indicam que as famílias ainda mantêm uma elevada confiança em relação ao emprego, o que se demonstra pelo crescimento do momento para os bens duráveis”. De certa forma a leitura que é feita pelo Departamento Econômico da Fecomércio é o de que há uma tendência à retomada do aumento do crédito e fatores sazonais, que dependerão da crise externa, podem fazer com que até o meio do ano haja uma retomada da atividade econômica.
Veja os dados na tabela abaixo: 
	
	 
| 
					 
						Intenção de consumo das famílias de Porto Velho/Fevereiro 2012   | 
			||||
| 
					 
						Indicador  | 
				
					 
						  Janeiro/    | 
				
					 
						Fevereiro   | 
				
					 
						 Variação mensal   | 
				|
| 
					 
						Emprego atual  | 
				
					 
						131,7  | 
				
					 
						124,0  | 
				
					 
						-5,8%  | 
				|
| 
					 
						Perspectiva profissional  | 
				
					 
						127,9  | 
				
					 
						125,9  | 
				
					 
						-1,6%  | 
				|
| 
					 
						Renda atual  | 
				
					 
						141,7  | 
				
					 
						141,1  | 
				
					 
						-0,4%  | 
				|
| 
					 
						Acesso a credito  | 
				
					 
						129,1  | 
				
					 
						117,8  | 
				
					 
						-8,8%  | 
				|
| 
					 
						Nível de consumo atual  | 
				
					 
						115,4  | 
				
					 
						  83,6  | 
				
					 
						-27,6%  | 
				|
| 
					 
						Perspectiva de consumo  | 
				
					 
						146,1  | 
				
					 
						161,5  | 
				
					 
						+10,5%  | 
				|
| 
					 
						Momento para duráveis  | 
				
					 
						120,6  | 
				
					 
						152,3  | 
				
					 
						+26,3%  | 
				|
| 
					 
						ICF  | 
				
					 
						130,3  | 
				
					 
						129,5  | 
				
					 
						-0,6%  | 
				|
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