Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/08/10



Primeira Mão - 27/08/10 - Gente de Opinião

SEMANAS DEPOIS, NÃO HÁ NENHUM RESULTADO

PRÁTICO PARA ACABAR COM AS QUEIMADAS

O vôo, não fossem os instrumentos modernos, seria impossível. Desde a entrada em Mato Grosso e até chegar a Rondônia, não se enxerga nada na região centro-oeste e norte  por causa da fumaça das queimadas. O Boeing só decola ou aterrissa com o uso de instrumentos. Não há visibilidade. Porto Velho permanece, há quase duas semanas, sob intensa fumaça. Imaginava-se que, tão logo o grave problema tivesse sido detectado, as autoridades responsáveis tomariam medidas duras, práticas, objetivas, com resultados. Nada disso. Mantém-se a encenação de multas milionárias que jamais serão pagas, enquanto a floresta queima e as cidades ficam escondidas sob uma intensa fumaça, pior que o fog londrino, causando danos à população, inclusive à saúde de todos. Não se compreende como, tantos dias depois da crise das queimadas ter começado, nenhum – mas absolutamente nenhum – resultado prático se tenha obtido.

Dias atrás, para tentar dar uma resposta ao público, chegou a ser anunciada a criação de uma força-tarefa para combater as queimadas e acabar com o problema. E daí? Daí que nada aconteceu, não houve sequer diminuição do problema. Pelo contrário, ele só aumenta. O Ibama – parece brincadeira mas não é – anuncia a aplicação de mais de 5 milhões em multas. No país da impunidade, sabe-se que isso não resolve nada, até porque há recursos sobre recursos e, mesmo que não houvesse, os produtores que fazem as queimadas jamais terão tanto dinheiro para pagar. Então, joga-se para a torcida, mas só na conversa. Na prática, vê-se o que o piloto do Boeing que aterrissa ou decola do aeroporto internacional Jorge Teixeira enxerga: absolutamente nada.

 

MUTILAÇÕES

Decisões judiciais continuam mutilando coligações em Rondônia e pelo Brasil afora. Como a lei eleitoral é uma colcha de retalhos e como o Congresso, do alto da sua incompetência, pouco fez para definir claramente a situação, é a Justiça que está definindo, na realidade, em quem o eleitor pode votar. O voto irá para quem sobrar...

SÓ COM REZA

Os tucanos e seus (poucos) aliados, têm que começar a acreditar em milagre. Sem ele, José Serra pode dar adeus, mais uma vez, à sua pretensão de ser Presidente da República. A cada pesquisa, Dilma “Lula” Rousseff cresce mais e corre célere para ganhar no primeiro turno. Para o PSDB, só com muita reza.

PARIDADE

Na disputa pelo governo, o horário eleitoral gratuito não serviu ainda para alavancar um nome, colocando-o muito à frente dos demais. A coisa está muito complicada e entre os quatro que têm chances reais, todos ainda podem chegar ao segundo turno. As pesquisas internas continuam pululando, mas nada modifica a situação de complexa paridade.

ENCALACROU

Nessa semana, um experiente político, que nessa eleição não participa como candidato, mas que conhece profundamente a vida política de Rondônia há quase três décadas, vaticinou: nenhuma eleição desde quando Jerônimo Santana foi o primeiro governador eleito, está tão encalacrada como a deste ano.

AI NOSSO BOLSO!

A notícia de que, mesmo gerando dentro de poucos meses abundante energia para todo o país, Rondônia terá um aumento pesado nas contas de luz, deixou a população perplexa. Além do serviço ainda deficiente da ex-Ceron, ainda teremos que desembolsar uma grana preta, enquanto a energia bem mais barata passará por cima de nós para chegar a outros estados. Baratinha...

DNIR NO AR

O diretor do Dnit no Estado, José Ribamar Oliveira, concede entrevista exclusiva ao jornalista Sérgio Pires no programa Candelária Debate deste sábado. No programa, que vai ao ar a partir das 9h da manhã, Ribamar vai falar sobre a situação dos viadutos em Porto Velho; da ponte sobre o rio Madeira, na Balsa e também trará importante informação sobre a reforma geral na BR 364.

PARA TODO O ESTADO

O programa vai ao ar na TV Candelária, Canal 11, TV aberta e Canal 25, TV a Cabo na região de Porto Velho. Mais quase duas dezenas de emissoras do Sistema Imagem de Comunicação apresentam o programa no mesmo horário, via satélite.

MÁQUINAS FORA

O Ministério Público Federal de Rondônia tomou uma decisão óbvia: pediu à Polícia Federal que retire todos os equipamentos usados na garimpagem de diamantes dentro da Reserva Roosevelt. Não adianta expulsar os garimpeiros ilegais. Se as máquinas estiverem por lá, daqui a pouco eles voltam. E começam tudo de novo.

É DEMOCRACIA MESMO?

O volume de proibições para a campanha eleitoral – nas ruas, nos carros, nos ônibus, nos táxis, nas esquinas, nas rodovias, enfim, em quase todo o lugar – faz parecer que a disputa eleitoral é uma espécie de tentativa de crime. Todos estão sob intensa vigilância e ai deles se não cumprirem toda a parafernália jurídica. Democracia é isso?

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

           O nome preferido pela maioria dos eleitores para o Governo de Rondônia, em 2026, está fora da disputa. Injustiçado, mesmo depois de muito

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)