Quinta-feira, 25 de novembro de 2010 - 05h19

UMA MINISTRA DESCONHECIDA QUER
REABRIR GUERRA CONTRA OS PRODUTORES
A visão distorcida sobre o novo Código Florestal voltou a ser assunto nesta semana. A ministra da Agricultura, muito mais preocupado com sua ideologia do que com o país, quer que toda a discussão sobre o assunto, que durou quase um ano na Câmara Federal, seja simplesmente esquecida. A senhora da foto acima, dona Izabella Teixeira (aliás, alguém aí já tinha ouvido falar nessa criatura?) não aceita que os produtores rurais brasileiros, responsáveis por grande percentual do PIB que faz crescer a economia deste país, deixem de ficar reféns dos Ibama da vida. E possam regularizar suas terras. Ora, se isso acontecer, como ficarão as ONGs e os políticos que vivem do discurso pedindo punição para quem produz? Então, a ministra, rezando pela cartilha das ONGs internacionais e as empresas estrangeiras que as financiam, continua não engolindo o novo Código, criado pelo bom senso e por um dos mais respeitados políticos brasileiros, o deputado do PC do B, Aldo Rabelo.
O deputado rondoniense Moreira Mendes, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, foi um dos primeiros a contestar a ministra. Deveria ter o apoio da maioria dos seus colegas, que mesmo apoiando o novo Código, temem as ONGs e o próprio governo federal, que não aceitam a regularização fundiária, o aumento da produção agrícola e o desenvolvimento da agropecuária. A ministra, até há pouco uma figura obscura e desconhecida, tem como grande mérito falar a linguagem de sua antecessora, Marina Silva. Afora isso, demonstra que o bom senso e o avanço para a agricultura brasileira têm que continuar dependendo da boa vontade de organizações internacionais. A elas, dona Izabella entende muito bem,. Já os nossos produtores, ela quer continuar tratando como inimigos.
CORRENDO
Confúcio Moura não pára. No início da semana, andou pela Assembléia e visitou várias autoridades. Ontem e hoje estará no interior, participando de reuniões. No final de semana, trata de ver currículos de futuros secretários e assessores diretos. Na segunda volta à Capital, para mais andanças, conversas e muito trabalho.
JÁ NOS BASTIDORES...
Oficialmente, o encontro do futuro governador com deputados tem a ver com cortesia, bom relacionamento e temas relacionados com projetos que o legislativo votará. Nos bastidores, contudo, a luta pela presidência da Casa mobiliza todos os políticos. E Confúcio também.
QUATRO
Há outros nomes correndo por fora. Mas na briga pelo comando da Assembléia, quatro ainda estão na primeira lista: Jesualdo Pires, Valter Araújo, Adelino Folador e Neodi Carlos. Não necessariamente nessa ordem. As conversações políticas continuam a todo o vapor. E vão até o último dia de janeiro próximo.
GRANINHA EXTRA
Dez deputados deixam a casa em 1º de fevereiro. Mas sairão com um dinheirinho extra no bolso. A partir da primeira semana de governo, Confúcio Moura pretende convocar várias sessões extraordinárias do parlamento, para votar projetos do seu interesse. E sessão extra quer dizer também grana extra no bolso dos deputados.
PAGANDO O PATO
Começou de novo. Em pleno início da alta temporada de turismo e das festas de final de ano, os aeroviários estão preparando uma nova greve no Brasil. É sempre a mesma história e sempre com o mesmo desfecho: o usuário, que nada tem a ver com os problemas entre companhias aéreas e seus empregados, é quem paga o pato.
TUDO LOTADO
Em Porto Velho, não se consegue vagas em hotéis. Todos, dos mais caros até aqueles perto da rodoviária, estão lotados todos os dias. Por aqui, é o chamado turismo de negócio que acaba com as vagas. Se a Capital tivesse o dobro de hotéis que tem hoje, ainda sim teria dificuldades de abrigar todos os visitantes.
COINCIDÊNCIA?
Nesta semana, quando o governador eleito Confúcio Moura percorria corredores na Assembléia e tinha contatos com deputados, o ex-senador Amir Lando também estava na Casa. Coinmcidência? Amir pode até fazer parte da futura equipe de governo. Esperemos para ver...
MINI HIDRELÉTRICA
Fantástica a estrutura de Furnas e seus associados que constroem a hidrelétrica de Santo Antonio. Só um modelo reduzido (uma espécie de maquete ao vivo e a cores), criada em Belfort Roxo, no Rio, para avaliar como a obra no rio Madeira – a mais de 3.500 quilômetros – pode ser aprimorada, custou nada menos do que 10 milhões de reais.
É O CARA!
As obras são importantes, mas as pessoas mais ainda. E gente eficiente, dedicada, sempre merece registro. Por isso, registre-se pois, o trabalho competente do jornalista José Carlos Sá Júnior como um importante elo entre a imprensa e o consórcio Santo Antonio. O cara é o cara.
ALTO NÍVEL
Encontro entre Confúcio Moura e o presidente da Assembléia, Neodi Carlos, foi de alto nível. Conversa séria, tratando de temas de interesse do Estado e com elegância política de parte a parte. Os dois querem o mesmo para Rondônia: que nossa terra melhore cada vez mais.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da Históra
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)