Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 07/09/10


Primeira Mão - 07/09/10 - Gente de Opinião

O PAÍS QUE É UM LADO O DOUTOR
JECKEL E O OUTRO, MISTER HYDE

Nos 188 anos da Independência do Brasil, que comemoramos nesta terça-feira, uma avaliação sobre nosso país tem muitas questões positivas, avanços e melhorias. Nos últimos anos, a vida dos miseráveis brasileiros ficou menos terrível. Uma pequena parcela das classes mais baixas chega, aos poucos, a bens de consumo que melhoram sua qualidade de vida. Devemos menos aos países que sempre usaram o suor do nosso trabalho para nos explorar com juros exorbitantes; nossa indústria melhorou; o desemprego, pelo menos na última década, também entrou em queda. Os salários ainda são pequenos, mas já foi muito pior durante longo tempo. A democracia, ainda incipiente e sempre correndo riscos pelos atos antes da extrema direita e agora da extrema esquerda, caminha para a consolidação. Somos amadores em muitas coisas, mas estamos melhorando. Há contudo, questões que, mesmo quase dois séculos depois da nossa independência de Portugal, continuam infernizando nossa vida e atrasando nossos sonhos.

A primeira deles é a derrama de impostos. Tiradentes armou uma revolução porque tínhamos que pagar 20% das nossas riquezas aos portugueses. O governo federal já está nos tomando 40% de tudo que ganhamos, para sustentar sua obesidade mórbida e nada fazemos. A outra é o abismo social, profundo, cada vez maior, que separa uma minoria de ricos e poderosos de uma imensa maioria de pobres e miseráveis. Avançamos sim, em muitas coisas. Mas na exploração do povo pelo governo e na exploração dos pobres pelos ricos, temos muito pouco a comemorar. O Brasil tem, é claro, seu lado bom. Mas tal qual o dr Jeckel e o Mister Hyde, ainda vivemos um lado como o bom médico e o outro como o monstro mau. Esses desafios têm que ser prioridades daqui para a frente. Resolvê-los, depende inclusive de como vamos votar neste ano e nas próximas eleições.

 

INFLUÊNCIA DA PESQUISA

Dias atrás, antes da pesquisa do Ibope, cerca de 15 donos de carros procuravam a empresa de plotagem que trabalha para a campanha de João Cahulla, para fazer propaganda dela. Logo que saíram os números do Ibope, a procura saltou para 50 carros/dia. Mais de três vezes. O comentário foi feito, entre amigos, por um dos responsáveis pela plotagem.

 

PISANDO EM OVOS

A campanha pelo governo se acirra. Mesmo assim, até agora pelo menos, não se viu ataques e baixarias, como em pleitos passados. Até porque a campanha está morna e quem for para o segundo turno tem que aliar até com eventuais adversários de agora, o clima é de cordialidade e respeito. Por enquanto.

 

VAI ENGROSSAR

O segundo turno sim, vai ferver. Os dois finalistas terão que arregimentar apoios de onde vieram, fechar acordos, negociar cargos, abrir mão de projetos e até de ideologias. Quando passar o 3 de outubro e se souber quem vai para a reta final, só então o tom da campanha vai subir. E engrossar.

 

PEITANDO

Miguel Sena não abre mão da polêmica. Já anuncia que, caso reeleito, vai reapresentar projeto que corta mordomias para autoridades, inclusive o auxílio moradia para deputados estaduais; conselheiros do Tribunal de Contas; juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça; promotores e procuradores do Ministério Público; governador e vice-governador. O parlamentar deixa claro: não se intimida mesmo.

 

CRESCIMENTO

O censo em Rondônia já ultrapassou os 60% dos domicílios visitados. Foram recenseadas mais de 950 mil pessoas. No final, vai ficar confirmado que a população do Estado já passou dos 1,6 milhão de habitantes. E Porto Velho pode chegar, nos números definitivos, a mais de 400 mil habitantes. É um dos estados brasileiros que mais cresceu nas últimas décadas. 

 

ATÉ TU, BRUTUS!

Ah, o Supremo Tribunal Federal! Decidiu agora que traficantes de drogas podem receber penas alternativas, considerando ilegal lei do Congresso que transforma o crime em inafiançável e sem direito a regalias legais. Soma-se nosso maior tribunal aos esforços de vários setores do poder em proteger os criminosos. Contra a sociedade.

 

DEUS DARÁ

É desse jeito que se pensa em combater o crime organizado e a causa maior de tantas mortes e tragédias no país. O tráfico é o maior responsável pela violência que assola o Brasil. Mas os ministros do nosso STF estão é preocupados com os direitos dos criminosos. Estamos mesmo entregues ao Deus dará.

 

TRISTE IGNORÂNCIA

Lamentável para um país que quer aprimorar a democracia e ser de primeiro mundo, que um candidato à Câmara Federal tenha como mote “com tiririca, pior não fica”. O humorista vai acabar sendo campeão de votos. E quem vota nele acha que está protestando e que vai melhorar alguma coisa. Triste ignorância, diria Robin, o amigo do Batman.

 

DÚVIDA CRUEL

Piada que circula por aí, mas que os petistas juram que não partiu deles: dizem que a grande preocupação de Dilma Rousseff, hoje, é se usará terninho ou vestido quando for empossada Presidente da República. Porque a eleição já está no papo.    

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria lideram pesquisas para o governo de Rondônia

           O nome preferido pela maioria dos eleitores para o Governo de Rondônia, em 2026, está fora da disputa. Injustiçado, mesmo depois de muito

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)