Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 11/11/11


 OPINIÃO DE PRIMEIRA - 11/11/11 - Gente de Opinião
 
 
TOLERÂNCIA ZERO PARA OS BÊBADOS: NAS
 
RUAS, A DEFESA IMPORTANTE DA VIDA
 
Ainda é pouco, mas já é um pequeno avanço. Comissões do Senado aprovaram mudanças profundas na legislação do trânsito, principalmente aquela que dá abrigo a meliantes, a criminosos, a irresponsáveis, que enchem a cara de cachaça, cerveja, uísque ou seja lá o que o diabo mandar e saem às ruas, com seus carros, para matar ou morrer. A primeira decisão é a chamada tolerância zero, em que não haverá mais a permissão de que o motorista beba só um pouco e depois dirija. A partir disso –OPINIÃO DE PRIMEIRA - 11/11/11 - Gente de Opiniãoe é claro, se a lei passar pelo plenário e for promulgada – acabou o argumento de que “um copinho de cerveja” não faz mal. Faz sim. Mas melhor que tudo, muito melhor, é a nova posição do Congresso em relação à comprovação de que alguém está bêbado apenas pelo uso do bafômetro. O equipamento será dispensado. Caso o suspeito não queira fazer o teste, alegando que a Constituição lhe dá o direito de não produzir provas contra si mesmo, isso já será considerada uma espécie de confissão. Com testemunhas e outros exames, ficará comprovado, legalmente, que o doidão está mesmo com a cara cheia. E ele responderá a isso perante a lei.
 

Ainda a um longo caminho a percorrer, mas estamos dando o primeiro passo. Faltam penas duríssimas para quem dirigir bêbado e matar no trânsito. Faltam dispositivos que determinem que o motorista bêbado terá que indenizar as famílias de suas vítimas. Falta, é claro, ainda coragem da classe política para defender as vítimas e os mortos e não os que cometem crimes. O que anima um pouco é que as constantes tragédias registradas país afora e os 42 mil mortos só no passado – 610 em Rondônia – mexeram um pouco com o inerte Congresso. A continuar assim, quem sabe um dia não teremos uma legislação que ponha os criminosos longo tempo nas cadeias e que proteja suas vítimas?
 
 
 
 
IRRESPONSABILIDADE

 
Reportagem nacional que apontou o Hospital João Paulo II como o pior do Brasil foi de uma irresponsabilidade impressionante. Em qualquer lugar do Brasil, seja nas grandes cidades, seja nas pequenas, a situação de muitos hospitais é muito pior do que a do principal pronto socorro rondoniense. Tem problemas graves? Claro que tem. Mas daí a ser considerado o pior dos piores, vai uma grande distância.
 
 
 
INTERESSES
 
O que se pode perguntar, a essa alturas do campeonato, que interesses estão por trás de denúncias como essa, de exageros desse nível? Certamente não o são os interesses maiores da população. Ouve-se, em vários setores, protestos e repúdio à inconsequência da avaliação. O João Paulo II tem graves problemas, mas pelo Brasil afora há situações muito piores.
 
 
BEM DIFERENTES

 
São estilos diferentes. Quando governador e atacado, Ivo Cassol corria à imprensa para se defender e contra atacar. Não deixava passar nada. Confúcio Moura é diferente. Tem sofrido duras críticas do seu adversário e nem ele e nem sua tropa de choque entraram em campo para responder. Cassol gosta de uma confusão. Confúcio prefere combater as críticas com o que considera resultados positivos do seu governo.
 
 
É BOA A TÁTICA?

 
Nesta semana, em andanças pela imprensa, antes de voltar aoSenado, Cassol usou câmeras e microfones para atacar duramente seu sucessor. Bateu forte, chamou para a briga, “enticou” como dizem os gaúchos, mas do Palácio Presidente Vargas não veio, pelo menos até ontem, nenhuma resposta. Pode ser que a estratégia seja deixar o ex-governador falando sozinho. Mas, do jeito que Cassol fala, pode não ser uma boa tática.
 
 
É SÓ CHARME?

 
Não há clima para que o Supremo não aprove a Lei Ficha Limpa para 2012, até porque causaria uma comoção nacional. Mas os ministros adoram holofotes e querem fazer charme. O relator já considerou que a Lei é legítima e deve valer a partir desta próxima eleição. Mas um pedido de vistas adiou a decisão final. Mais algumas semanas para que o STF resolva oficialmente um caso que já está resolvido.
 
 
NÃO DECOLA

 
O PDT, ainda sem candidato viável para a Prefeitura de Capital, uniu-se a pequenos partidos para anunciar uma aliança para o ano que vem. O partido não consegue decolar aqui no Estado, embora tenha uma liderança importante como a do senador Acir Gurgacz, que, aliás, vem realizando um trabalho bastante positivo no Congresso. Só que em Rondônia o PDT dele não sai do mesmo lugar. Há muito tempo.
 
 
PODRIDÃO

 
Sem que a banda podre da política seja expulsa, que a estrutura de segurança seja lavada com Omo Total, não dá para se pensar em diminuir a criminalidade no Brasil. Quando policiais aceitam dinheiro de traficantes para protegê-los de outros policiais, é porque a coisa está feia mesmo. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, essa semana. Há necessidade de uma depuração generalizada nas polícias. Não seria agora uma boa hora para começar?
 
 
PERGUNTINHA

 
O ex-presidente Lula também vai definir quem será o nome petista para 2012 em Porto Velho?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

Muitos querem a cadeira de Marcos Rocha. Fúria pode ser a surpresa e Confúcio vem com apoio total dos lulistas

          Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)