Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

TV CULTURA DE PORTO VELHO CANAL 11 - A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO EM RONDÔNIA


TV CULTURA DE PORTO VELHO CANAL 11: 42 ANOS  - A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO EM RONDÔNIA - Gente de Opinião

Hoje, 14 de junho, é um dia marcante para a história das Comunicações em Rondônia, pois foi nesta data, no ano de 1974, que Porto Velho parou para ver a primeira imagem de televisão em sua história.

Após uma luta incessante, a equipe da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas de Rondônia, comandada por Dilson Machado Fernandes, no governo do Coronel João Carlos Marques Henriques, comemorou o grande feito: transmitir, pela TV, os jogos da copa do mundo para os habitantes de Porto Velho.

A luta foi árdua: viagens ao Rio de Janeiro e visitas à TV Globo, em busca de apoio, intermediação de pessoas influentes junto a Roberto Marinho, então presidente da TV Globo, capacitação prestada pelo técnico enviado pela Globo, Antônio Guilherme, aos colaboradores locais e, sobretudo, o empenho de uma equipe apaixonada, que contava com o aval integral do governador: Dilson Machado Fernandes, Nelson Townes de Castro,  Dimas Queiroz de Oliveira, Jussara Terezinha Gottlieb, Nelze Lins Guimarães, Jorge Sarrafe dos Santos, Dionei Arcanjo Ribeiro, Moacyr Ubiratam Sampaio, Sebastião Cardoso, Augusto Batista dos Santos, Valdiza Violeta Pereira. Além destes, havia outros nomes que não faziam parte da equipe, mas que foram determinantes ao sucesso do empreendimento: Fernando Otávio Barbosa, Bismarck Marcelino, Roberto Cunha, Artur Marques, Osmar Vilhena e Ciro Pinheiro, entre outros.   

Graças ao empenho de todas essas pessoas e da orientação do Coronel Wilson da Silveira Brito, cuja competência foi determinante a essa realização, a população de Porto Velho (e na sequência, a população de Guajará Mirim) viveu um tempo de contentamento e glória, já que participava ativamente da programação da TV Cultura. Uma época inesquecível!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CONTINHOS MARGINAIS IV - BABA DE MOÇA

CONTINHOS MARGINAIS IV - BABA DE MOÇA

Ele a conhecia de vista. Moravam no mesmo bairro, passavam pelos mesmos lugares, todas as manhãs. Ela há muito estava de olho nele: alto, olhos clar

Literatura: escritores e estilos

Literatura: escritores e estilos

I    “Espero que não a tenha perturbado, madame. A senhora não estava dormindo, estava? Mas acabei de dar o chá para minha patroa, e sobrou uma xíca

Continhos marginais II - O terremoto e as flores

Continhos marginais II - O terremoto e as flores

Empresária e rica, sua casa era uma alegria só: vivia entre filhos jovens, entre amigos e amores (estes, um de cada vez, enquanto durasse a paixão).

Nossa insustentável leveza

Nossa insustentável leveza

 Há alguns anos assisti, no Rio de Janeiro, a um filme sobre a vida pessoal de Charles Darwin, o cientista inglês cuja teoria contida no livro A Ori

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)