Porto Velho (RO) segunda-feira, 10 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

PERCURSO AMOROSO - Por Sandra Castiel



E a mulher de idade, sentada em um banco de praça, enquanto o mundo corre para o trabalho, põe-se a contemplar a vida. O que mais lhe resta? Pensa em tudo que já vivera e sabe que, a essa altura, não há mais projetos, não pode mais fazê-los; o que há de fazer agora é viver um dia por vez, grata a cada manhã que abre os olhos. Está sozinha. Todos se foram; uns para sempre, outros apenas se fizeram distantes. Mas quantas vozes povoam-lhe as memórias... Em um banco próximo, um casal chama-lhe a atenção: juventude, desejo, carinhos, amor, tudo isso passa em sua cabeça: são cenas de um percurso amoroso, sua vida encenada no teatro.

Cena 1: Adolescente a descobrir o amor . O primeiro beijo, o arrepio das mãos entrelaçadas, rostos colados ao som de um bolero, vestido de organza, pérolas a adornar o rosto da mocinha pura e romântica. Colégio de freiras.

Cena 2: Paixão arrebatadora a retorcer-lhe as entranhas. Sexo. Casamento. Filhos. Promessas de felicidade para todo o sempre.

Cena 3: Separações. Idas e vindas. Recomeços. Conquista de uma profissão. Comunhão com a vida. Perdas das pessoas que ama.

E a mulher de idade olha para dentro de si e os vê: estão todos lá, eles, os personagens de sua longa vida. Antes de levantar-se e deixar lentamente a praça, afaga o rosto de uma criança que brinca com um cãozinho.  Sorri e pensa, agradecida, que cada um tem seu tempo para viver.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sandra Castiel

Dr. Paulo Gondim: Missão de Vida

Dr. Paulo Gondim: Missão de Vida

Em meio à insegurança que temos vivido pela pandemia que assola o mundo, ponho-me a pensar nas demais doenças com as quais as populações convivem e

Ensaios Literários sobre Poetas de Rondônia -  Parte II

Ensaios Literários sobre Poetas de Rondônia - Parte II

   A proposta deste trabalho é revelar ao público-leitor a beleza da poesia produzida pelos poetas que aqui vivem. Estamos falando sobre pessoas apa

Ensaios Literários sobre Poetas de Rondônia -  Parte I

Ensaios Literários sobre Poetas de Rondônia - Parte I

Descobri o amor pela poesia, ainda criança, no Grupo Escolar Barão do Solimões, em Porto Velho. Naquela época, os livros de leitura eram obrigatório

Neste último dia do ano! ...

Neste último dia do ano! ...

Último dia do ano: comemorações, fogos, champanhe, ceia, abraços, troca de votos de saúde, alegrias, prosperidade para o novo ano. Isto é tão humano