Porto Velho (RO) sábado, 15 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Sandra Castiel

Dr. Paulo Gondim: Missão de Vida


Dr. Paulo Gondim: Missão de Vida - Gente de Opinião

Em meio à insegurança que temos vivido pela pandemia que assola o mundo, ponho-me a pensar nas demais doenças com as quais as populações convivem e que afetam a vida das pessoas: onde foram parar todas essas doenças? Teriam deixado de existir, devoradas que foram pelo terrível Corona Vírus? Claro que não.

          É evidente que as demais doenças continuam entre os seres humanos e, certamente, avançando a galope, causando males terríveis e até irreversíveis à vida de tantas pessoas. Casos há que se tornam imprescindíveis as intervenções cirúrgicas de emergência.

         Ultimamente, um breve acesso ao trabalho grandioso de um cirurgião rondoniense levou-me a refletir sobre este tema: tenho o privilégio de seguir, em uma rede social, o Dr. Paulo Gondim.

          Dr. Paulo Gondim costuma postar em seu espaço imagens relativas a seu trabalho. Essas imagens, em primeiro momento, são incompreensíveis pelo menos para mim, pessoa comum e nada familiarizada com o funcionamento de tantos órgãos que constituem o corpo humano; acho tal atitude extremamente positiva, na medida em que nos esclarece e nos faz questionar a quantas andam os cuidados com nosso próprio corpo.

             A imagem vem sempre acompanhada de breve texto informativo sobre o órgão que precisou ser retirado (se for o caso) e o procedimento utilizado pelo cirurgião; como tenho aprendido!

            Nas entrelinhas, salta aos olhos o sentimento do homem que abriga no Ser o dedicado cirurgião: um sentimento de dever cumprido, de esforço recompensado, de satisfação por devolver à família a pessoa cujo corpo acabara de abrir, utilizando sua inteligência, sua competência, seu conhecimento, suas mãos treinadas e seus olhos atentos, para extirpar o mal que poderia levar à morte. O bisturi é apenas um instrumento a serviço de tudo isto.

            Há alguns meses, fui surpreendida por um livro de autoria do Dr. Paulo Gondim. O título sinaliza ao leitor o tema da obra:   SER CIRURGIÃO, Missão de Vida. Temática Editora, 2020. Porto Velho.

            Através de textos curtos e, numa linguagem culta e despretensiosa, passei a conhecer melhor o Dr. Paulo Gondim: a paixão pelo seu ofício, a devoção aos pais, os saudosos e queridos Dona Alzenita Amaral Gondim e Dr. Hamiltom Raulino Gondim; o amor e o respeito pelos seus familiares (esposa e filhos, irmãos e cunhado, o também médico e escritor, Dr. Viriato Moura). Porém, o que mais me causou emoção nesta obra foi reconhecer, no cirurgião Paulo Gondim (um médico que dedica sua vida aos   estudos e compartilha seu conhecimento com outros médicos; alguém que se tornou ilustre, por mérito, em seu meio acadêmico), o olhar pleno de humanidade que a gente percebia nos médicos de antigamente, quando estes se referiam a seus pacientes, algo cada vez mais raro de se encontrar. Quanta beleza há neste sentimento humanitário!  

             Dr. Paulo Sérgio Amaral Gondim, filho de Porto Velho, honra e orgulha nosso estado, nossa cidade e os rondonienses com sua presença e seu brilhante trabalho.

           Gratidão, Dr. Paulo Gondim.         

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sandra Castiel

Um dedo de prosa

Um dedo de prosa

De vez em quando é bom a gente compartilhar com alguém as impressões sobre a vida. Hoje amanheci mais leve, parece que a penumbra que envolve a cida

   Ensaios literários sobre poetas de Rondônia IV

Ensaios literários sobre poetas de Rondônia IV

“Apenas aqueles que são muito jovens ou muito ingênuos ignoram que obras de arte, sejam literárias ou de qualquer outro gênero, não são entidades un

Ensaios literários  sobre poetas de Rondônia (III)

Ensaios literários sobre poetas de Rondônia (III)

A explosão demográfica em Rondônia nos anos de 1980 impactou e evidentemente provocou mudanças significativas no olhar da população local que acompa

Em Minha Vida, A Mãe de Jesus

Em Minha Vida, A Mãe de Jesus

Quando eu era menina, aprendi com as colegas da vizinhança uma musiquinha que me deixou encantada: “Mãezinha do Céu/ Eu não sei rezar/ Eu só sei diz