Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Adamar de Paiva Sales: Realizada Exumação e Traslado de Rondônia ao Pará


Adamar de Paiva Sales: Realizada Exumação e Traslado de Rondônia ao Pará - Gente de Opinião

Atendendo requerimento da família submetido pelo advogado Tiago de Oliveira Sá, a Justiça de Rondônia autorizou em 22 de outubro de 2019 a exumação, traslado e inumação dos restos mortais da pioneira Adamar de Paiva Sales, do Cemitério Santo Antônio em Porto Velho, para o Cemitério de Tabatinga, distrito de Juruti, localizado no Lago do Sale, Estado do Pará.


Ela faleceu dia 16 de novembro de 2012 as 19hs50min, tendo como causa mortis choque hipovolêmico, hemorragia interna, decorrente do fatídico acidente de trânsito causado pela impudência do condutor do veículo que a transportava e que também faleceu posteriormente.


O sepultamento em terras paraenses no mesmo túmulo de sua mãe, a professora Tertuliana de Paiva Sales falecida aos 35 anos, ocorreu dia 15 de Novembro de 2019, as 15hrs, na presença de familiares e amigos.


Dona Adamar foi homenageada em 6 de Fevereiro de 2017 pelo Senador Álvaro Dias nos termos do discurso publicado pelo Diário do Senado da República:

“O SR. ÁLVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV-PR) - Excelentíssimo Sr. Presidente, Srs. e Srªs Parlamentares, ao cumprimentá-los, venho à tribuna do Senado Federal registrar o memorável itinerário da Senhora Adamar Sales Saraiva - sintetizado em denso relato biográfico pelo seu filho - Samuel Saraiva - intitulado “Exemplo de Amor, Fé e Dignidade”. Ressalto que sua emblemática trajetória é exemplo de cidadania. Reproduzo alguns trechos do referido relato.


Nascida nos idos de 1933, no Estado do Pará, a dentista, líder comunitária, conselheira de jovens e musicista desenvolveu um trabalho de alta relevância social nos rios da Amazônia. Após seu casamento, Adamar e seu marido, Jairo, decidiram regressar a Manaus e “comprar um pequeno barco movido a diesel, que batizaram de "Jaimar", numa formação do nome de ambos (Jairo e Adamar). Nele, montaram um consultório móvel odontológico ambulatorial com o objetivo de prestar assistência às populações ribeirinhas às margens dos Rios Negro, Solimões e Madeira”. A trajetória de Adamar Sales Saraiva, admirável exemplo de dignidade, foi interrompida em 16 de novembro de 2012, vítima de um acidente de trânsito em Porto Velho, capital de Rondônia.

Nesse contexto, solicito a transcrição nos Anais da Casa do relato biográfico em epígrafe.“


Ref:  https://www25.senado.leg.br/web/atividade/pronunciamentos/-/p/texto/428785


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Samuel Saraiva

Rondônia e sua capital ocupam nesta sexta-feira, 20, o sexto lugar no ranking de focos de calor nas últimas 48 horas.

Rondônia e sua capital ocupam nesta sexta-feira, 20, o sexto lugar no ranking de focos de calor nas últimas 48 horas.

Na manhã desta sexta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos) acompanhou o lançamento do programa Tchau Poeira

Antecipamos o Armagedon

Antecipamos o Armagedon

Como atores ativos ou passivos somos de alguma forma responsáveis por extremas ondas de calor, a sufocante poeira de terra e cinzas trazidas pelo ve

Variante Delta: inimigo mutante e fatal

Variante Delta: inimigo mutante e fatal

A guerra mudou’ - Foi o título de elucidativa matéria elaborada por uma equipe de elite do The Washington Post: Yasmeen Abutaleb, responsável pela c