Sexta-feira, 22 de novembro de 2019 - 10h29

Atendendo requerimento da família submetido pelo advogado Tiago de Oliveira Sá, a Justiça de Rondônia autorizou em 22 de outubro de 2019 a exumação, traslado e inumação dos restos mortais da pioneira Adamar de Paiva Sales, do Cemitério Santo Antônio em Porto Velho, para o Cemitério de Tabatinga, distrito de Juruti, localizado no Lago do Sale, Estado do Pará.
Ela faleceu dia 16 de novembro de 2012 as 19hs50min, tendo como causa mortis choque hipovolêmico, hemorragia interna, decorrente do fatídico acidente de trânsito causado pela impudência do condutor do veículo que a transportava e que também faleceu posteriormente.
O sepultamento em terras paraenses no mesmo túmulo de sua mãe, a professora Tertuliana de Paiva Sales falecida aos 35 anos, ocorreu dia 15 de Novembro de 2019, as 15hrs, na presença de familiares e amigos.
Dona Adamar foi homenageada em 6 de Fevereiro de 2017 pelo Senador Álvaro Dias nos termos do discurso publicado pelo Diário do Senado da República:
“O SR. ÁLVARO DIAS (Bloco Social Democrata/PV-PR) - Excelentíssimo Sr. Presidente, Srs. e Srªs Parlamentares, ao cumprimentá-los, venho à tribuna do Senado Federal registrar o memorável itinerário da Senhora Adamar Sales Saraiva - sintetizado em denso relato biográfico pelo seu filho - Samuel Saraiva - intitulado “Exemplo de Amor, Fé e Dignidade”. Ressalto que sua emblemática trajetória é exemplo de cidadania. Reproduzo alguns trechos do referido relato.
Nascida nos idos de 1933, no Estado do Pará, a dentista, líder comunitária, conselheira de jovens e musicista desenvolveu um trabalho de alta relevância social nos rios da Amazônia. Após seu casamento, Adamar e seu marido, Jairo, decidiram regressar a Manaus e “comprar um pequeno barco movido a diesel, que batizaram de "Jaimar", numa formação do nome de ambos (Jairo e Adamar). Nele, montaram um consultório móvel odontológico ambulatorial com o objetivo de prestar assistência às populações ribeirinhas às margens dos Rios Negro, Solimões e Madeira”. A trajetória de Adamar Sales Saraiva, admirável exemplo de dignidade, foi interrompida em 16 de novembro de 2012, vítima de um acidente de trânsito em Porto Velho, capital de Rondônia.
Nesse contexto, solicito a transcrição nos Anais da Casa do relato biográfico em epígrafe.“
Ref: https://www25.senado.leg.br/
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livre-arbítrio, crença e a liberdade que precisa ser examinada
ENGLISH ATTACHED O livre-arbítrio costuma ser citado como prova máxima da dignidade humana. Mas escolher, por si só, não é o mesmo que ser livre. A

A Insanidade Contra Orelha, Hulk e a Normalização da Crueldade
Há uma violência silenciosa que se repete, longe dos holofotes, todos os dias, e que revela muito sobre o grau de atraso ético de uma sociedade. An

Controle externo do judiciário: um alerta feito há 29 anos mais ignorado
Documento do Senado Federal de 1997. Estudo nº 196 da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e a persistência de um déficit institucio

Groenlândia: ou os EUA agem, ou Rússia e China agirão
O Brasil “comprou” o Acre e tentou engolir o Paraguai. Hoje, a Rússia faz isso com a Ucrânia, e a China ameaça Taiwan. Os EUA fazem parte do mesmo mu
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)