Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Roque

gillettePRESS - Dia Nacional do Jornalista


 

 

 

"... porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte." - Gabriel Garcia Márquez.

 

Com esse trecho do texto de Gabriel Garcia Márquez, quero registrar o Dia Nacional do Jornalista, comemorado hoje, dia 7 de abril - profissional que está sempre um dia à frente de todo mundo. E assim é a rotina do jornalista que vive uma realidade dura, pois se depara com situações inusitadas e muitas vezes de risco.

 

Modismo & modernismo

 

Nos últimos anos, empresários, funcionários, estudantes e até donas de casa voltaram compulsoriamente ao hábito da leitura e da escrita, embora a informática e a Internet tentem mudar o costume (sadio) do manuseio da página impressa.

A popularização da comunicação por e-mail fez com que executivos que usavam suas secretárias para redigir uma simples minuta de reunião ou um comunicado interno, passassem a fazê-lo pessoalmente.

 

Guerra de mídia

 

De tão comum e cotidiano, fica difícil prestar a devida atenção em como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e até, claro, os atuais web-sites, sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e retratos.

 

- Nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias nalguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.

 

O Dia Nacional do Jornalista,

7 de abril,

 

lembra a abdicação do jovem imperador D. Pedro I, em 1831, evento no qual a participação da imprensa foi decisiva. Também, nesta data, foi fundada, em 1908, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entidade que desempenha, há 100 anos, papel importantíssimo na defesa dos interesses brasileiros.

Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão.

- Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas, que hoje se encontra em debate na Justiça e no Congresso Nacional.

 

Esquecidos, ignorados

desprezados

 

- Quem são esses nobres aliados da sociedade?

- São repórteres, editores, fotógrafos, repórteres-fotográficos, assessores de imprensa, chefes de redação, revisores, diagramadores, e focas – e outras dezenas de funções - que ganham o pão de cada dia levantando informações, analisando-as, mastigando-as e registrando-as para que o leitor esteja sempre bem-informado.

 

Fico feliz

 

Por registrar neste dia 7 de abril, a passagem do Dia da Fundação da Associação Brasileira de Imprensa, do Jornalismo e dos Jornalistas, e parabenizo em especial, todos os profissionais de imprensa de Porto Velho, e do estado de Rondônia, que cobrem brilhantemente as notícias do dia-a-dia, nos mais diversos órgãos da Comunicação Social.

 

- Parabéns a todos os jornalistas, que COM ou SEM diploma são fiéis à  mais nobre das vocações profissionais!

Fonte: Antônio Roque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

gillettePRESS: Descrédito e inconformismo

Lula desgasta o Poder Judiciário: risco de interferência política na Justiça O Brasil discute e opina, por intermédio dos mais diversificados meios de

gillettePRESS: Futebol é (quase) TUDO para o brasileiro

Foi dada a largada de uma corrida de obstáculos contra o tempo para viabilização da Copa do Mundo, no Brasil. Num horizonte temporal de apenas cinco a

gillettePRESS: Assassino do índio Pataxó é funcionário federal. E ganha R$ 6.600,00

    Bruno matou o Índio Galdino queimado, lembram-se?    Leia o que corre na Internet:   “O filho do presidente do TJDF, Bruno (aquele marginalzinho q

gillettePRESS COMENTA: Que Ética?

Que Ética? - Ah, a ética!   Na condição de anfitrião de um jantar que reuniu aliados, o presidente Lula declarou aos comensais que a oposição está sem

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)