Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Roque

gillettePRESS: Dia do Profissional Liberal


 

27 de maio.

A pessoa que presta serviços como autônomo

em sua área de trabalho é chamada de

profissional liberal.

Entre milhares de profissões, se enquadram advogados, jornalistas, dentistas, arquitetos ou psicólogos, que são exemplos de profissionais que podem ser liberais (ou não).

Eles precisam, para poder trabalhar como profissionais liberais, obter registro de autonomia, que é conseguido na prefeitura do município onde moram.

- O profissional liberal pode ainda constituir uma empresa, com finalidade de prestação de serviço, o que implica, no Brasil, fazer um contrato social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, e/ou na Junta Comercial do Estado.

No caso de atividades mercantis - em comércio ou indústria - o registro é feito em Junta Comercial, o que caracteriza outro tipo de serviço: uma atividade mercantil.

- Os serviços autônomos que se diferencia nisso se configuram em prestação de serviço: não fornece produto, fornece mão-de-obra qualificada.

Vantagem

A vantagem número um de ser um profissional liberal é você não ficar preso às vagas do mercado de trabalho, podendo atuar na área que escolheu por conta própria.

- Outra vantagem, conseqüência dessa, é que você estipula seus horários e, mesmo tendo que - é claro - cumprir seus prazos para com o cliente, possui mais flexibilidade nesse sentido.

Desvantagens

- A desvantagem consiste nos impostos e encargos que, numa empresa, seriam divididos entre você e o patrão e, em se tratando de autônomo, caem 100% nas costas do profissional, que também deve pagar pelos seus próprios benefícios. Por exemplo: férias remuneradas, plano de saúde, FGTS e aposentadoria.

Não poder contar com uma quantia fixa e garantida todo mês seria um ponto negativo. Por outro lado, sabe-se que, dependendo da produtividade, muitos profissionais podem  ganhar muito mais do que ganhariam se estivessem empregados com carteira assinada.

 

Estudar, sempre

Reciclagem... atualização

O profissional liberal (autônomo ou ligado a uma empresa) – e são milhares as profissões, atualmente, - deve sempre investir em si mesmo.

O profissional de hoje deve estar mais informado e ser mais competitivo para obter resultados mais satisfatórios no seu trabalho, pois o mercado passou a dar preferência àqueles profissionais generalistas, ou seja, capazes de atuar em diferentes áreas dentro de uma empresa ou na terceirização de serviços.

- A verdade é que aqueles chamados especialistas, antes bastante procurados, estão perdendo espaço.

Cá com meus botões

Para não perder a sintonia com a área onde atua, o profissional deve buscar sempre a aprimoração de sua formação, seja através de cursos de pós-graduação, bem como de conhecimentos gerais, informática e de, pelo menos, duas línguas.

- A pesquisa e a informação também é apontada como caminho para ampliação dos conhecimentos, o que significa, que a leitura de jornais, revistas e livros é indispensável, sem falar na utilização da Internet.

No caso de quem trabalha por conta própria, o que se pode fazer para diminuir custos e manter-se reciclado é investir no que o profissional considerar mais urgente para utilização na área em que trabalha. Além disso, aqueles que estão atuando no mercado de trabalho devem estar abertos às novas propostas que são apresentadas e discutidas em cada área.

Se o profissional tiver consciência deste processo, com certeza garantirá o padrão de trabalho nos níveis internacionais de qualidade.

- Esteja alerta

A capacidade de assumir riscos - e a ética, em primeiro plano - são os pontos considerados de maior valor num profissional.

Fonte: Antônio Roque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

gillettePRESS: Descrédito e inconformismo

Lula desgasta o Poder Judiciário: risco de interferência política na Justiça O Brasil discute e opina, por intermédio dos mais diversificados meios de

gillettePRESS: Futebol é (quase) TUDO para o brasileiro

Foi dada a largada de uma corrida de obstáculos contra o tempo para viabilização da Copa do Mundo, no Brasil. Num horizonte temporal de apenas cinco a

gillettePRESS: Assassino do índio Pataxó é funcionário federal. E ganha R$ 6.600,00

    Bruno matou o Índio Galdino queimado, lembram-se?    Leia o que corre na Internet:   “O filho do presidente do TJDF, Bruno (aquele marginalzinho q

gillettePRESS COMENTA: Que Ética?

Que Ética? - Ah, a ética!   Na condição de anfitrião de um jantar que reuniu aliados, o presidente Lula declarou aos comensais que a oposição está sem

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)