Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Pimenta Murupi

Suspensa a exportação de pescado do Brasil para a União Europeia


Suspensa a exportação de pescado do Brasil para a União Europeia - Gente de Opinião
A importação de pescados para Europa acaba de ser suspensa, atingido todas as empresas brasileiras que comercializavam com o bloco da União Europeia.

A exportação de peixe do Brasil para o bloco europeu já estava suspensa por iniciativa do governo brasileiro desde dezembro, quando a União Europeia sinalizou que a fiscalização sanitária das embarcações de pesca do país não estava em conformidade com as suas políticas.
 
Para a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), o anúncio é uma "morte que já estava anunciada".

"Trata-se de um ataque comercial do bloco europeu mascarado por questões técnicas. Eles alegam que o Brasil não tem fiscalização sanitária nas embarcações [pesqueiras], mas isso é um detalhe técnico que não compromete a segurança e a inocuidade dos alimentos", diz Christiano Lobo, diretor de relações governamentais da associação.
 
Segundo dados da própria Abipesca, o Brasil exporta cerca de U$ 270 milhões em peixes por ano. Desse total, aproximadamente US$ 40 milhões são enviados à União Europeia (ou 14%). O principal produto exportado em quantidade é o atum e em valores, a lagosta.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Pimenta Murupi

Queimadas eleitorais

Queimadas eleitorais

Não são as queimadas e a fumaça que fazem de Rondônia um local polêmico

SALVAI-NOS SENHOR!

SALVAI-NOS SENHOR!

Ah! Facebook terrível! Como deixa os viciados digitais assim desamparados!

Sinjur repudia opinião e restabelece verdade sobre a gestão sindical

Sinjur repudia opinião e restabelece verdade sobre a gestão sindical

A despeito da opinião publicada nesta segunda-feira, 26, por este respeitável jornalístico, o Sindicato dos Servidores no Poder Judiciário de Rondôn

2018 – O Pior Ano da História do Sinjur

2018 – O Pior Ano da História do Sinjur

Uma eleição marcada por polêmicas e vícios de formalidade levaram a atual diretoria ao comando do Sinjur – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judi