Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Saldanha

NO TEMPO DOS CUTUBAS E DOS PELES-CURTAS - Por Paulo Saldanha


No tempo dos Cutubas e dos Peles-Curtas acontecia de tudo aqui em Guajará-Mirim e em Porto Velho, os dois únicos municípios Guapo/rondonienses.

Já a partir de 1956 eu acompanhava o desenrolar da política, vendo, observando as ações que meu Pai, Paulo e meu Tio João faziam para que os nomes do Aluisio Ferreira e/ou daqueles que faziam parte do seu grupo pudessem ser valorizados.

A paixão política às vezes subia de temperatura nas discussões. De um lado, os “metidos à besta” –apenas para os adversários– os Categas, os Cutubas, como eram chamados os partidários do Aluisio Ferreira; do outro lado, liderados pelo Médico Renato Medeiros, os Peles-Curtas – seriam a camada mais pobre da população, o que nem sempre traduzia a verdade, pois muitos dos partidários dos Peles-Curtas, vinham da classe média: ou eram empresários, professores, ou funcionários do Governo, caídos em desprestígio perante o grupo aluisista, acaso esses estivessem no Poder.

Mas, todos aqueles se consideravam despossuídos, porque dava samba, era um bom marketing político, se auto proclamarem vítimas de uma carência; seriam o que mais tarde o Collor denominou de “descamisados”, aqueles desassistidos, fossem moradores da capital, fossem de Guajará-Mirim, “que não tinham nem um lençol à altura, ainda que fosse de morim, ou uma coberta de segunda, ou, ainda, um couro surrado, para lhes cobrir a totalidade o corpo, deixando-os durante o sono com as pernas a descoberto”.

E as campanhas viravam a cabeça de muitos. As amizades, antes perenemente eternas, esfriavam, compadres deixavam de falar com as comadres, e vice-versa, além de visitas serem proibidas nas casas dos adversários, pois pairava constante conspiração no ar.

Meu Tio, João, então Presidente do PTB, Aluisista ferrenho, conduzia a agremiação com pulso firme. Numa dessas descobriu que havia traidor no grupo, levando informações estratégicas para o Partido adversário.

Decepção profunda, eis que aquele “traíra” era bancado, auxiliado financeiramente por ele, o Presidente. O Individuo falso, dava-lhe uma “facada” na segunda, outra na quinta-feira, à guisa de que precisava alimentar a prole. Coincidência! eram trinta cruzeiros de cada vez.

Foi ai que meu Tio armou uma forma de pegar o tal Judas numa contradição, sagacidade que valeu a confirmação da traição engendrada.

–A partir de hoje, você está fora do nosso grupo e nenhuma ajuda financeira consegue mais, seu traidor de uma figa!

_”Seu” João, faça isso comigo não! pois o Senhor é como um Pai para mim.
E, ato contínuo, num repente, ele disparou:

–E você é um filho ingrato. Ponha-se daqui para fora.

Choro que não adiantou e o homem ficou sem chão, pois lá no Partido Social Progressista- PSP, não o quiseram também. O Iscariotes de araque plantou a próprio banimento. Ninguém acende vela para defunto ruim. Além do mais, Jesus Cristo mantinha-se neutro nas disputas políticas guajaramirenses... Não seria nem Cutuba, nem Pele-Curta.

Num dos comícios, à noite, na Praça Mario Correia eu vi o Alberto Rita, um comerciante, bom astral, embriagado, montado no seu cavalo castanho, furar a massa humana que assistia, um a um, os oradores do PSP, e, assim, tentar acabar com a reunião em Praça Pública dos Peles-Curtas. Foi um Deus nos acuda! não sei se o tiro que ouvi era de fogos de artifício ou de um revólver, mas foi uma debandada geral.

Como o Alberto Rita, quando bebia, dava cerveja para o animal, é possível que o cavalo também estivesse, naquela hora, bastante ébrio, festejando, com sadismo, a arruaça que ia provocando. Ainda bem que ninguém saiu machucado durante essa invasão.

No outro dia, no Mercado Municipal, outro não era o assunto, senão aquela tresloucada invasão, o tumulto praticado pelo Alberto Rita e seu tenaz e buliçoso quatro patas, no comício dos Peles-Curtas.

Noutra feita, já na campanha para o Ênio Pinheiro, o Orador Oficial, desejando evidenciar, elevar a participação de estudantes (quase endeusando-os), os jovens guajaramirenses, aponta na direção do João Oceano, que, ao lado, dormia, bêbado, numa manguaça tal, que roncava. Desistiu de apontá-lo como exemplo, e enquanto falava:

–Amigos, vejam bem a nossa juventude! e mudou a direção do dedo ao ver outros jovens “bebuns”, o futuro venturoso do Município, todos bastante ébrios, ali dormindo... um deles até babava! A nossa juventude... essa juventude tão aguerrida... esses jovens idealistas... Oh! Diabos... essa juventude... está é perdida! Encerrou a louvação, bastante frustrado, decepcionado mesmo.

O que escrevi é verdade, sem ânimo de espicaçar ninguém, apenas com o desejo de contar mais uns “causos”, que seriam trágicos se não fossem cômicos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CRÔNICAS GUAJARAMIRENSES - Jorge Teixeira, um Nome, Uma Lenda, Uma Legenda

CRÔNICAS GUAJARAMIRENSES - Jorge Teixeira, um Nome, Uma Lenda, Uma Legenda

        Hoje, dia primeiro de junho, qual Sinuhe, personagem de Mika Waltari, autor de “O Egípcio”, escrevo daqui, quase do barranco do rio Mamoré,

Os 100 anos da igrejinha

Os 100 anos da igrejinha

         Estive presente na celebração dos 100 anos da Igrejinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E me comovi por diversas vezes na Santa Missa co

História e Ficção: Paulo Saldanha lança em Porto Velho seu livro “Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus”

História e Ficção: Paulo Saldanha lança em Porto Velho seu livro “Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus”

O escritor Paulo Cordeiro Saldanha lança em Porto Velho o livro “Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus”. O evento será realizado na próxi

Crônicas Guajaramirenses - Desrespeito ao Calendário Cultural de Guajará Mirim

Crônicas Guajaramirenses - Desrespeito ao Calendário Cultural de Guajará Mirim

Nós, os Guajaramirenses deste tempo, temos muito a agradecer ao Governador Marcos Rocha e sua briosa equipe! Inclusive por merecermos a atuação prof

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)