Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Yaco e Purus começam a limpeza de lagos e igarapés


 
Com recursos reduzidos, essas duas regiões da Amazônia Ocidental poderão revitalizar a atividade pesqueira acreana. Voluntários trabalham na despoluição. 

MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia 


CRUZEIRO DO SUL e FEIJÓ, AC – Parece pouco, mas o início da limpeza de lagos e igarapés em duas regiões acreanas é o ponto de partida para a revitalização da atividade pesqueira. Com meio milhão de reais, por exemplo, a Secretaria de Agricultura e Pecuária está desobstruindo cerca de 40 quilômetros de igarapés e pelo menos cem hectares de lagos repletos de galhos, arbustos, troncos, capim, plantas macrófilas e até árvores inteiras. Esses obstáculos levaram à redução da pesca de espécies nativas, conforme queixa das associações de pescadores dessas regiões. 

“A concentração de vegetação reduz o oxigênio nas águas e impede o acesso dos pescadores e suas embarcações aos lagos, pelos sangradouros”, explica o secretário Mauro Ribeiro. Ele esteve em Feijó, a cerca de 400 quilômetros de Rio Branco. Ali, soube que já houve casos de mortandade de peixes em conseqüência desse tipo de poluição. Constatou, ainda, que todas as prefeituras dos Vales do Yaco e do Purus não dispõem de recursos financeiros para custear esse tipo de serviço. 

Yaco e Purus começam a limpeza de lagos e igarapés  - Gente de Opinião

Olhe bem: este é o leito de um grande igarapé, no Vale do Yaco. Está coberto pelo mato. A limpeza doi dividida em duas fases /DIVULGAÇÃO

Uma verba de R$ 500 mil obtida no Orçamento Geral da União por emenda apresentada pelo deputado Fernando Melo (PT-AC) permitiu o início do cronograma de limpeza. Em Feijó, a primeira área trabalhada tem 17 quilômetros de igarapés e 34 hectares de lagos, nos quais já vem sendo retirados galhos com retiradas de galhos e plantas que encobrem o leito. Para voltar a pescar pirarucu, eles deverão receber outros R$ 400 mil prometidos pelo senador Tião Viana (PT-AC). 

Voluntariado 

Estima-se que, após a conclusão, o projeto de recuperação beneficiará diretamente 175 famílias e, indiretamente, 1,5 mil pessoas nas regiões do Yaco, Purus, Juruá e Alto Acre. Segundo o secretário Mauro Ribeiro, engenheiros e pescadores lhe disseram ser possível mudar os indicadores sociais da região, considerados muito baixos. 

Yaco e Purus começam a limpeza de lagos e igarapés  - Gente de Opinião

Tudo seco: independentemente de qualquer estiagem, aqui corria muita água / DIVULGAÇÃO

A operação foi dividida em duas etapas. A primeira deverá estar concluída até dezembro, antes da chegada do período mais intenso de chuvas, o conhecido “inverno amazônico”. 

Felizes, os pescadores nunca haviam recebido atenção para poderem recuperar lagos e igarapés. De acordo com o presidente do Sindicato de Pescadores da Colônia Z-4 de Feijó, Charles Guimarães dos Santos, os benefícios são ainda maiores com a chegada de dois barcos com motores de popa, que servirão para o deslocamento até as frentes de trabalho. Foram também adquiridas motoserras para uso exclusivo na retirada de troncos da água. 

O voluntariado fortalece o projeto de recuperação. Segundo o vice-presidente dos pescadores José Edmilson Campos, os próprios pescadores decidiram colaborar. Eles conhecem os caminhos melhor que ninguém.
 
Com os resultados dessa revitalização, a secretaria espera também melhorar o acesso aos financiamentos e melhor qualificação do produtor. “Precisamos adotar uma política permanente de apoio, com uma boa genética por exemplo”, ele assinala. 

Fonte: Montezuma Cruz - A Agência Amazônia  é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)