Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Professor de Física publica artigo científico sobre o quarto estado da matéria, o plasma


Professor de Física publica artigo científico sobre o quarto estado da matéria, o plasma  - Gente de Opinião
Professor de Física publica artigo científico sobre o quarto estado da matéria, o plasma  - Gente de Opinião

Professores de Física em Porto Velho Professor publicaram na revista The Brazilian Journal of Development o artigo científico intitulado "Construção de um globo de plasma como ferramenta didática pedagógica para o estudo da ionização e excitação de átomos em gases inertes".

O texto é do professor e pesquisador Mestre Maicon Maciel de Araújo, físico e biólogo, em parceria com Tito Vieira , José Aderson e Elias Martins (Licenciandos em Física) Antônio Ribeiro (mestrando) e o Dr. Clever R. Stein.

"Em meio ao advento da tecnologia que apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos, uma das tendências educacionais é pautar o conhecimento em metodologias ativas, onde o aprendiz constrói o conhecimento por meio do desenvolvimento das tarefas teóricas e das atividades práticas", explica Maicon Maciel.

Segundo ele, o artigo tem como proposta apresentar a construção de um Globo de Plasma com materiais de baixo custo, para ser utilizado como ferramenta didática pedagógica para facilitar o processo de ensino e aprendizado dos conceitos de ionização e excitação de átomos em gases inertes, conceitos esses que são a base para o entendimento dos fenômenos que constituem o plasma.

Essa ferramenta educacional pode ser absorvida nas aulas teóricas e práticas dos cursos de engenharia entre as disciplinas de Física III, Circuitos Elétricos e Teoria Eletromagnética.

Maicon e os demais autores apresentam  o  roteiro para construção  de  um  Globo  de  Plasma pelo qual se aprende os conceitos de excitação e ionização de átomos em gases inertes, pautado numa   demonstração   experimental   dos   conceitos   qualitativos   dos   fenômenos   que constituem  o  Plasma.

"A  proposição  deste  trabalho  vem  a  luz  da  introdução  da  Física Moderna no Ensino Médio, visto que, com o advento da tecnologia, as pessoas passaram a ter mais contato com aparelhos que têm como base de funcionamento os conhecimentos adquiridos por  meio  das  pesquisas  contemporâneas", assinala Maicon Maciel.


O artigo, na íntegra

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)