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Montezuma Cruz

Ponte do Rio Purus é a mais adiantada na Amazônia Ocidental


Ponte do Rio Purus é a mais adiantada na Amazônia Ocidental - Gente de Opinião
No momento, esta é a maior ponte em extensão na região. Os vãos estão interligados /PURUS ONLINE

  

 

MONTEZUMA CRUZ
Amazônias

RIO BRANCO (AC) – De todas as pontes projetadas pelo governo federal para estados da região amazônica ocidental, a do Rio Purus, na BR-364, é mais adiantada. Sua conclusão está prevista o próximo ano. Edificada pela Construtora Cidade, por meio de convênio entre o governo estadual e Ministério dos Transportes, a ponte de 407 metros de extensão substituirá a antiga balsa nesse rio, no município de Manoel Urbano, a 212 quilômetros da capital acreana.

Os blocos estão se emendando. Há uma semana, moradores de Manoel Urbano estão impressionados com a nova fase da ponte. Os vãos principais estão interligados. Na prefeitura informa-se que a liberação para a passagem de veículos ocorrerá no primeiro semestre de 2011.

A ponte sobre o Purus deve pôr fim ao velho problema na travessia, o que também ocorre na confluência dos rios Madeira e Abunã, para a qual foi projetada – com nova licitação do DNIT – uma ponte com 1,3 mil metros de comprimento.

 
 

Ponte do Rio Purus é a mais adiantada na Amazônia Ocidental - Gente de Opinião
Asfaltamento da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó enfrenta uma grande dificuldade: o período chuvoso que se aproxima /AGÊNCIA ACRE


Há muito tempo o Acre aguarda a conclusão do asfalto na BR-364, que já alcançou Cruzeiro do Sul, na fronteira com o Peru. As obras são interrompidas a cada “inverno” chuvoso, obrigando a população ao abastecimento aéreo, cujos fretes são bem mais caros. Cruzeiro do Sul, 70 mil habitantes, a segunda maior cidade do estado, fica isolada durante mais de seis meses por ano.

A distância entre Rio Branco e Cruzeiro é de 650 quilômetros. Um trecho de 130 km entre Rio Branco e Sena Madureira está pavimentado desde os anos 1990. Quatro pontes sobre quatro grandes rios que cortam a BR-364 começaram ser construídas em 2009. Devido ao “inverno”, as obras rodoviárias no Acre são ‘tocadas’ somente durante seis meses do ano, entre maio e outubro, quando chove menos, ou simplesmente não chove.

 

TAMANHO DAS PONTES ACREANAS

 

Rio Juruá – 550 metros

Rio Purus – 407 metros

Rio Envira – 300 metros

Rio Tarauacá – 300 metros

Valor das pontes R$ 245 milhões. Previsão de conclusão: fevereiro/2011.

 

Fonte: DNIT

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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