Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

PDS ganha as primeiras eleições e o Bispo felicita Teixeirão


Gente de Opinião

 
MONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias

 

Não houve disfarce algum. Enquanto algumas paróquias interioranas apoiavam o PT ou o PMDB, alguns integrantes da cúpula da Igreja Católica rondoniense torciam escancaradamente pela vitória do PDS. Antes e depois do pleito de 1982 a Rádio Caiari mais parecia uma emissora a serviço do governo e do partido oficial que propriamente uma rádio cristã a serviço do povo de Deus.
 

Com a força do rádio e a exorbitância na divulgação de panfletos, folders e cartazes em repartições públicas, ruas, residências, comércio e até em escolas públicas o PDS rondoniense adotava métodos semelhantes aos do Partido Colorado paraguaio durante a ditadura do general Alfredo Stroessner. Simplesmente abusava do mando.

Gente de Opinião

Dom Antonio Sarto: um telegrama resume a satisfação eclesial pela vitória do PDS /ARQUIVO CNBB


 

No entanto, em plena campanha o boletim da Arquidiocese de Porto Velho, distribuído na Catedral do Sagrado Coração de Jesus e nas paróquias da capital “não recomendava partidos”, mas orientava os fiéis: “Não venda o seu voto em troca de gambiarras, palanque, pintura, telhas, estradinhas, poste de iluminação ou verbas para obras sociais; não venda sua imagem aceitando a visita ‘cordial e desinterassada’ desses senhores que somente agora descobriram a importância de vocês.”
 

Ex-coadjutor da Arquidiocese de Porto Velho, transferido para Barra do Garças (MT), o bispo dom Antonio Sarto enviou telegrama ao governador Jorge Teixeira de Oliveira, cumprimentando-o pelas eleições de três senadores e de diversos parlamentares. “O responsável pela vitória dos candidatos do PDS nas urnas é o governador”, escrevia dom Sarto, um salesiano da ala conservadora eclesial naquele período.
 

Teixeirão sorriu satisfeito ao receber o elogio do bispo, que fortaleceria ainda mais o partido situacionista com a rádio inteiramente voltada para enaltecer o pleito e os eleitos pedessistas.
 

Sarto ficou 20 anos em Barra do Garças (MT). Emérito, continuou servindo à Igreja. Segundo a CNBB um de seus últimos trabalhos foi a revisão geral da tradução em português do “Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas”, do Pontifício Conselho para a Família, lançado no Brasil em 2007. Morreu em 29 de setembro de 2008, em Campinas.
 

 Siga montezuma Cruz no

Gente de Opinião

www.twitter.com/MontezumaCruz


Clique AQUI e leia artigos anteriores

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)