Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Países amazônicos debatem gestão de áreas protegidas


 
Representantes buscarão critérios comuns para conservar a região. Amazônia tem 6,7 milhões de km² no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. 

MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia



BRASÍLIA – Uma visão compartilhada da conservação amazônica. Este é o objetivo da Oficina sobre Eficácia da Gestão de Áreas Protegidas do Bioma Amazônico, que começa nesta sexta-feira e termina no próximo domingo, em Curitiba, capital paranaense. Os participantes do encontro são representantes dos países amazônicos que se comprometeram a elaborar um relatório sobre a região no marco do Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB). Cada país apresentará os resultados das avaliações da efetividade da gestão de suas áreas protegidas. 

O evento é promovido pela Rede Latino-americana de Cooperação Técnica em Parques Nacionais, outras Áreas Protegidas, Flora e Fauna Silvestres, mais conhecida como Redparques, em parceria com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), no âmbito do seu Programa Regional para a Gestão Sustentável de Áreas Protegidas na Amazônia. 

A Amazônia tem 6,7 milhões de km², abrangendo parte da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Para manter essa vasta área, é essencial que os países trabalhem juntos, com base em uma visão compartilhada sobre a Amazônia e sua conservação. A oficina é um importante passo neste sentido. 

No encontro também se discutirá a metodologia com a qual a efetividade da gestão de áreas protegidas poderá ser analisada em toda a região amazônica a partir de critérios comuns. Por último, os participantes discutirão a possibilidade de contar com essa informação em um banco de dados regional. 

Os resultados da oficina servirão como subsídios para o informe regional que será discutido na Reunião Regional Preparatória para a 10ª Conferência das Partes da CDB (COP 10-CDB), de 18 a 29 de outubro de 2010, em Nagoya, Japão. 

Oficina sobre Eficácia da Gestão de Áreas Protegidas do Bioma Amazônico
Abertura: sexta-feira, 25 de setembro de 2009, às 8h.
Encerramento: domingo, 27 de setembro de 2009, às 16h.
Local: Hotel Tulip Inn, Salão Roma
Avenida Manoel Ribas nº 5480
Santa Felicidade, Curitiba (PR) 

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Depois da exoneração de William Cury e do êxito do Polonoroeste, o INCRA daria conta de titular 3,4 milhões de hectares de terras em Rondônia, somando

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)