Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Juruá vê marujada apenas uma vez por ano


 Juruá vê marujada apenas uma vez por ano - Gente de Opinião


MONTEZUMACRUZ
Amazônias

 

O impecável traje de marinheiro é usado por crianças, moças, moços e idosos. Cenas acreanas: em animada roda de cantoria nativa o Grupo “Os Marujos” leva alegria apenas uma vez por ano às populações do Vale do Juruá, no Acre. É no carnaval de Cruzeiro do Sul, a 740 quilômetros de Rio Branco, na fronteira brasileira com o Peru. No restante do ano, o grupo recolhe-se ao anonimato, uma característica muito comum no interior amazônico.


Vi uma evolução de “Os Marujos” durante minha estada naquela região em fevereiro deste ano. Eles simbolizam migrantes nordestinos que chegaram à região em 1940, antes da 2ª Guerra Mundial. Um conjunto regional à moda antiga toca marchinhas, embalando o grupo nos ritmos de sambas e valsas. A tradição da marujada vem sendo aos poucos resgatada no Acre.


Busco agora na Secretaria de Cultura do Acre as letras das músicas que eles interpretam. Antecipo minha opinião a respeito do grupo: municípios acreanos, não só os do Juruá, merecem vê-lo em festas e eventos especiais. Voltarei ao assunto com mais fotos e a história desses marujos.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Montezuma Cruz

Rondônia entra com tudo no desenvolvimento do turismo

Rondônia entra com tudo no desenvolvimento do turismo

Com investimentos financeiros e tecnológicos, a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) deu início esta semana ao Pacto do Desenvolvi

Lá se vai Odacir, mito rondoniense

Lá se vai Odacir, mito rondoniense

“Preciso falar com você!” – era uma de suas frases costumeiras

Caso de interdição

Caso de interdição

Enquanto dirigia seus absurdos para o mercado interno, Bolsonaro ia levando. Ao disparar contra alvos espalhados pelo mundo, exibe sua estatura lilip

E Bolsonaro perde o bonde chinês

E Bolsonaro perde o bonde chinês

Teve que desistir da reunião para não perder a hora de decolar