Quarta-feira, 16 de março de 2011 - 18h40
MONTEZUMA CRUZ
Editor de Amazônias
Roupas simples, um dos perseguidos pelos jagunços do fazendeiro José Milton de Andrade Rios viajava de ônibus para Porto Velho, hospedando-se num hotel próximo à velha Estação Rodoviária. Havia aberto uma área de terras no Seringal Muqui por recomendação do próprio Incra. Seu nome figurava na pré-seleção de futuros assentados e ele ainda alimentava esperança em ser dono do seu chão.
Em 1980 o mineiro Amilton Inácio de Oliveira, 41 anos, não conseguia curar as
feridas. Vira os jagunços sacudirem 40 sacos de arroz colhidos por seu sogro e outros sete colonos. Vira o incêndio de um cafezal, a destruição do engenho de canaa-de-açúcar e dos cabos de enxada. Ninguém reagira.
Criando coragem, tomou o rumo do Palácio Presidente Vargas, a sede do governo rondoniense, onde foi recebido pelo próprio governador do Território Federal, coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o Teixeirão.
Durante um encontro do qual participavam o delegado da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), João Maia, e o chefe da Casa Civil, Rochilmer Melo da Rocha, o posseiro Amilton arrancou do bolso uma velha foto, na qual apareciam seus quatro filhos, perto de um rancho. Três haviam morrido de malária e de hepatite.
Às vezes tido como durão, o governador despiu-se de qualquer capa ou aura de bravo. Emocionou-se com o infortúnio de Amilton. E o ajudou.
Siga montezuma Cruz no

www.twitter.com/MontezumaCruz
Clique AQUI e leia artigos anteriores
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Quando assassinado, Agenor de Carvalho era o secretário geral do MDB, que inteira 60 anos
Homem simples, solidário com a pobreza e prático em suas ações, o advogado Agenor Martins de Carvalho, teve a sua vida interrompida pelo jaguncismo

MDB governou Rondônia cinco vezes
No cômputo geral, em seis décadas de história, o Movimento Democrático Nacional (MDB) obteve em Rondônia vitórias que o colocaram na vanguarda polít

Ícone da luta contra a ditadura, Jerônimo Santana ecoava em Brasília a voz dos desvalidos
Há capítulos da história dos 60 anos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que prosseguem atualmente com a marca de protagonistas pioneiros, ent

Governo de Rondônia vai arrecadar glebas devolutas
Na antevéspera das eleições gerais no País, o Governo de Rondônia fará a primeira arrecadação “sumária e administrativa” de terras devolutas após a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)