Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Clero faz viagem missionária para ver realidade amazônica


 
Comitiva liderada elo cardeal-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, percorre nove estados, com apoio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira. 


XICO NERY 
Agênciaamazônia 

GUAJARÁ-MIRIM, RO – Uma comitiva de bispos liderada pelo cardeal-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, visitou a fronteira brasileira com a Bolívia para fortalecer as relações com igrejas da Amazônia Ocidental e do vizinho país. “Como partes da Santa Madre Igreja Católica, Apostólica Romana, precisamos interagir sempre na busca dos caminhos que nos levam à salvação, e na Amazônia nunca será diferente”, ele afirmou. 

A comitiva percorre nove estados amazônicos, com o apoio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo dom Majella, os bispos estão satisfeitos com o resultado da excursão. “Sabemos que vamos construir soluções para os problemas enfrentados por irmãos distantes dos grandes centros das decisões do País, na luta por uma melhor qualidade de vida e de busca intensa e de maior espiritualidade", disse. 

Nas 24 horas em que permaneceram nesta cidade da Amazônia Ocidental, a 362 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia, os bispos deixaram a cidade com um gosto de “quero mais". Pelo menos foi o que manifestou um dos membros da comitiva à Agência Amazônia. 

Visita inédita 

Clero faz viagem missionária para ver realidade amazônica  - Gente de Opinião

A comitiva e os militares locais, na frente da sede 6º Batalhão de Infantaria de Selva / XICO NERY

"A chegada foi triunfante", afirmou o bispo diocesano, Dom Geraldo Verdier, ainda no aeroporto. A recepção coube a membros da Igreja Católica, militares do 6ª Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Marinha, Aeronáutica e autoridades civis. A visita numerosa é inédita na história da cidade. 

Segundo Dom Geraldo, esta é uma oportunidade única. “Nós, deste grotão da Amazônia Brasileira, somos gratos às nossas mais altas autoridades do Ministério de Jesus Cristo, pois, trata-se de uma visita histórica que nos fará refletir em si e forjará um olhar mais à direita em direção ao Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo", afirmou emocionado. 

De acordo com o arcebispo militar do Brasil, dom Osvino José Both, a visita “proporciona a busca de conhecimentos e sensibilização sobre os problemas amazônicos por parte do Clero”. Lembrou que a viagem missionária e de conhecimento da Amazônia é feita anualmente pelo Colegiado da Igreja Católica. Nessa oportunidade, os bispos estreitam as relações destes com a comunidade católica e populações tradicionais da região. “É o conhecimento in loco, da realidade de vida dos povos da Amazônia", assinalou Both.

O cardeal-primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, não comentou temas políticos. Ele se limitou a cumprir a programação oficial. Inclusive, rezou missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Seringueiros, no centro de Guajará-Mirim. Visitou também o Centro Despertar e a Cúria. Na sede do 6ª Batalhão de Infantaria de Selva, o comando da unidade homenageou-o com um desfile cívico-militar. 
Clero faz viagem missionária para ver realidade amazônica  - Gente de Opinião

Os bispos visitam o centro Despertar, em Guajará-Mirim / XICO NERY



Em nome da comunidade de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, e das comunidades ao longo da região do Guaporé, dom Geraldo Verdier compartilhou o êxito da visita "a todos os católicos e membros das igrejas irmãs sediadas nesta parte da Amazônia Brasileira". 

Informados sobre as dificuldades vividas pela população local, principalmente nas questões de saúde e educação, respectivamente, alguns bispos condenaram a falta de investimentos da prefeitura nesses setores. De acordo com eles, "o não cumprimento de convênios de saúde é um verdadeiro acinte à Igreja Católica, que é obrigada a manter funcionando o atendimento a pacientes do SUS inscritos no Programa de Atenção Básica de Saúde e atendidos no Hospital Bom Pastor". 

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Ana Mendes, filha da jornalista Cristina Ávila e do falecido professor Valter Mendes (do Colégio Carmela Dutra), expõe “Quem é pra ser já nasce”, co

Bons ares para 2026 se devem a modelo  que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

Bons ares para 2026 se devem a modelo que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

A equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles ingressou com muito ânimo em 2026. Apesar do avanço voraz das tecnologias digitais, ainda prosp

5º BEC muda Comando consolidando obras e missões amazônicas

5º BEC muda Comando consolidando obras e missões amazônicas

O 5º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro tem novo comandante desde o início deste mês de dezembro: deixou o posto o coronel

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)