Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Amazônia faz de tudo para agradar CBF e FIFA


 
MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia


BRASÍLIA – Manaus, a capital do Amazonas, agradou esta semana o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, outorgando-lhe o Prêmio "Amigo da Floresta e do Clima". Quinta-feira, autoridades do Governo do Pará receberam festivamente o dirigente em Belém. O Governo do Acre, que também usa a floresta – Green Goal (Gol Verde) – em língua inglesa como mote de sua campanha com vistas a uma subsede da Copa Mundial de 2014, mandou imprimir e distribuir um luxuoso álbum contendo a proposta da capital, Rio Branco.

A disputa promete. Quinta-feira, Ricardo Teixeira foi recepcionado pela governadora Ana Julia Carepa (PT), pelo prefeito Duciomar Costa (PTB) e por representantes das classes política, empresarial e artística do Estado do Pará. Também foram prestigiá-lo a dupla da banda Calypso, Joelma e Chimbinha, e a cantora Fafá de Belém.

Para reforçar ainda mais o pleito de Belém, lá também estiveram o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), o prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), outros prefeitos do interior, e um representante do Governo do Estado do Maranhão. Os dois estados apóiam Belém.

A governadora do Pará assinou autorização de serviço de drenagem da Avenida Transmangueirão para posterior pavimentação. Garantiu também recursos para a construção viaduto da Avenida Júlio César com a Avenida Pedro Álvares Cabral e para a duplicação da Avenida Perimetral. Ela acredita que essas obras permitirão ao público chegar ao estádio com tranqüilidade.

"Também temos as melhores condições de conectividade por meio dos cabos de fibra ótica da Eletronorte. Acabamos de promover um grande evento (Fórum Social Mundial) com mais de 130 mil pessoas, considerado o melhor em estrutura de saúde e segurança", lembrou.


Presidente da CBF, "Amigo da Floresta" 

Amazônia faz de tudo para agradar  CBF e FIFA  - Gente de Opinião

Teixeira: homenagem em Manaus /WORDPRESS

BRASÍLIA – Vivem-se momentos de disputas e transformações por conta dessa disputa. O agrado a dirigentes da CBF e à FIFA se estende dos estados amazônicos ao sul do País, passando também por uma forte promessa de investimentos milionários em obras de transporte no Distrito Federal para a construção de um trem ligando o aeroporto ao centro da cidade.

A homenagem a Teixeira em Manaus demonstrou a quantas anda a concorrência pelas subsedes. Ele recebeu, no Hotel Tropical, o Prêmio "Amigo da Floresta e do Clima" do próprio governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB). Trata-se de uma comenda concedida pela ONG ambientalista Conservation Internacional, que é parceira daquele Estado na criação e funcionamento de unidades de conservação estaduais.   

Amazônia faz de tudo para agradar  CBF e FIFA  - Gente de Opinião

Estádio Vivaldão, em Manaus /DIVULGAÇÃO

Paralelamente à entrega de comenda, Braga apresentou à CBF os projetos de engenharia de algumas obras que devem ser executadas com o objetivo de preparar Manaus para a Copa de Futebol de 2014. "A Copa tem um compromisso ambiental e social com a Amazônia e o presidente da CBF, como líder desse movimento, tem relevantes serviços prestados à natureza e aqueles que efetivamente guardam a floresta", elogiou Braga.

O governador estendeu-se nos elogios. Disse que Teixeira tem o compromisso de trabalhar pela inclusão de uma sede amazônica na competição, que vai monopolizar as atenções do mundo durante um mês. Segundo Braga, "a conquista por parte do Amazonas do direito de sediar a Copa contribuirá para a conservação da floresta, dinamizará investimentos no Estado e fortalecerá os programas de ajuda aos caboclos, os verdadeiros guardiões da floresta". (M.C.)


Acre se acha o "centro das Américas" 
 

Amazônia faz de tudo para agradar  CBF e FIFA  - Gente de Opinião
Álbum acreano é bilíngüe / M.CRUZ
BRASÍLIA – O governador do Acre, Arnóbio Marques (PT), dividiu a autoria do álbum com o prefeito Raimundo Angelim (PT), a Federação de Futebol do Estado e o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, entidade presidida pelo ex-governador e atual conselheiro da Helibrás, Jorge Viana (PT). O Green Goal (Gol Verde) foi parar nas mesas de todos os deputados e senadores. Claro, chegou também ao Palácio do Planalto.

Na página 12, o Green Goal garante, "tecnicamente falando", que o Acre e Rio Branco "merecem sediar a Copa do Mundo FIFA 2014".  Justificativa: construiu-se ali um estádio nas dimensões exigidas pela instituição, com capacidade para abrigar cerca de 40 mil torcedores.

Arena da Floresta, já batizado de "o mais sustentável do mundo", permite que o torcedor consiga ficar a menos de sete metros dos protagonistas do espetáculo, lembra Jorge Viana no texto escrito para o álbum. Lembra ainda que o Acre tem "uma história única entre os 27 estados brasileiros: uma população próxima a 800 mil pessoas, com a metade delas vivendo na capital".

A terra do jornalista Armando Nogueira – ele é de Xapuri – é mesmo especial, sob a ótica de Viana. Ele recomenda observar-se o mapa das Américas, no qual o Acre está numa posição central. "Num raio de mil quilômetros de distância, existe uma população estimada em 30 milhões de pessoas, nelas incluídas bolivianos, peruanos, colombianos e parte dos chilenos", assinala.

Jogando com a estratégia, Viana indaga, com um desafio: "Quando teremos uma Copa do Mundo num desses países?". E o governador Arnóbio Marques acrescenta: "A FIFA estará contemplando indiretamente mais de 5,5 mil cidades pequenas e de porte médio espalhadas por todo o Brasil, que não se sentiriam representadas pelas grandes cidades que naturalmente serão sede". (M.C.)

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopiniao.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jornalista, ex-engraxate e jornaleiro conta trajetória entre os sertões da Bahia e do Paraná

Jornalista, ex-engraxate e jornaleiro conta trajetória entre os sertões da Bahia e do Paraná

O jornalista Messias Mendes, 73 anos, sofreu um bocado dormindo em colchão de palha e cama de pau, mas alimentou a memória de migrante baiano em and

Advogados contam seus mortos

Advogados contam seus mortos

Ao adotar o tema Direitos Humanos a OABRO tomou-o também para si, pois alguns de seus membros foram vítimas até de assassinatos. “A OAB jamais se om

O revés dos anos 1970 inspirou  a orientação para advocacia

O revés dos anos 1970 inspirou a orientação para advocacia

O revés sofrido pela OAB-RO nos anos 1970 implicava a defesa da ética e das prerrogativas da classe. A violência atingia advogados militantes com at

Arbitrariedade e tortura em delegacias caminhavam juntas

Arbitrariedade e tortura em delegacias caminhavam juntas

Presidente Médici, na BR-364, a 400 quilômetros de Porto Velho, ficou seis meses sem administrador, sem delegado, sem advogado e com um único polic

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)