Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

SAUDADES, 'COMPANHEIRADA'?


 
Lúcio Albuquerque, repórter

 

O (sempre dito) “período negro da história recente do Brasil”, começou num 31 de março e nesta quinta-feira, completando 52 anos dele, grupos proclamando defender a democracia, a imensa maioria vestindo camisas com a estrela do PT, realizou manifestações denunciando, por incrível que possa parecer, como “golpe”, um preceito previsto na Constituição Federal.

Pelo visto os organizadores e participantes do movimento (*) estão com saudade, até porque usam, também, o mesmo chavão que dirigentes civis e lideranças militares usaram em 1964, quando acusaram o então presidente João Goulart de tentar dar um “golpe” para fazer do Brasil uma república socialista.

Ora, quem claramente está querendo dar um “golpe” não são os advogados que denunciaram a presidente Dilma Rousseff, e cuja denúncia transformou-se numa ação de impeachment dentro dos moldes mais legais que se permite no país, através do que determina a legislação vigente.

Usando o espaço que a imprensa lhes dá, os defensores da presidente insistem que querem preservar a democacia. Mas, que democracia? A que está dentro da Constituição ou a que seja no interesse único desse grupo?

Ora, é lamentável, e perigoso, quando tal grupo, no afã de defender o que se aventa indefensável dentro do aspecto puro da Lei, repete a mesma tática que Goebbells usou na Alemanha hitlerista, quando se baseava na premissa de que “uma mentira, seguidamente repetida acaba se transformando em verdade”.

Só para lembrar, o mesmo preceito constitucional do impeachment proposto contra o presidente Fernando Collor, em 1992, é o reconhecido pelo STF como válido para a situação de agora. Ou será que para os autoproclamados “democratas” e “anti-golpistas” a lei é uma via de mão única, que só vale a seu favor?

(*) Em Porto Velho, conforme o  noticiado, a grande mobilização prevista foi cancelada pelos organizadores. 


 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 3 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 3 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1917 – Lançada a pedra fundamental para construir uma igreja em Porto Velho – a do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921

O DIA NA HISTÓRIA 2 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 2 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira é nomeado comandante do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antôn

O DIA NA HISTÓRIA 1 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 1 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O balanço financeiro e de serviços, do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré, onde menos de 2/3 são associados,  é con

O DIA NA HISTÓRIA 30 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 30 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)