Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino


O 5º, a poucas horas de se instalar em Porto Veho, em 196 - Gente de Opinião
O 5º, a poucas horas de se instalar em Porto Veho, em 196

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundial e, pergunta daqui e dali, eu soube que o hino era trabalho de um capitão do 5º e um alemão que teria sido soldado nazista.

O melhor relato que encontrei foi revendo um artigo assinado pelo jornalista Ciro Pinheiro (), publicado em 2010 sobre os 50 anos de criação do 5º Batalhão de Engenharia de Construção, e o que eu sempre estranhei – que um ex-soldado do Afrikakorps (*)

O jornalista estava na cerimônia do cinquentenário do 5º, quando foram apesentadas várias cenas das atuações do Batalhão e relatos da história da corporação criada pelo presidente Castelo Branco em 1965 mas que só se instalou em Porto Velho em 1966.

O autor é o juiz federal Ricardo Leite, que atuou muito tempo em Porto Velho - Gente de Opinião
O autor é o juiz federal Ricardo Leite, que atuou muito tempo em Porto Velho

No artigo “QUINTO BEC CANTA SUA HISTÓRIA”, Ciro lembra a narrativa apresentada sobre o hino: “Era o fim de um dia nublado e lamacento de setembro ou outubro de 1967, quando o chefe da seção técnica do Batalhão chegou ao Clube Rio Madeira e encontrou sentados na escadaria o capitão Pastor e um civil meio calvo, de aspecto estrangeiro. Eles estavam em compenetrada conversação, mistura de português e inglês”.

“Às vezes cantarolavam e batiam com o pé direito, ritmadamente no chão, numa cadência de um homem a pé”. Depois soube-se que o estrangeiro havia sido sargento no exército alemão, no Áfricakorps do Marechal Römmel.

Ciro segue com a exposição feita no batalhão: “Naquele fim de tarde o capitão Pastor, juntamente com um ex-sargento alemão, comporia a canção do Batalhão, adaptada da aguerrida música da “Panzer kaidi” (*). A Canção do 5º BEC é ouvida, com emoção, desde o ano de 1967 em todas as formaturas do Batalhão”.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/ciro-pinheiro/quinto-bec-canta-sua-historia

(**) O Deutsches Afrikakorps (DAK), mais conhecido por Afrikaorps, foi a tropa alemã no Norte da África na II Guerra Mundial, cujo comandante era o mais famoso general de Hitler, Erwin Rommel.

https://www.instagram.com/reel/DUvVeqBkZqk/?igsh=bXJwbTExczl6bHF5

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa

EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a  Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)