Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Repórter lança nesta 6ª livro que conta 100 anos da Imprensa em RO


  
 
O livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia, que o repórter Lúcio Albuquerque lança nesta sexta-feira, 31, às 20 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos é, segundo o autor, "uma viagem não apenas pela Imprensa local mas, também, pela comunicação na região".

Apesar de referir-se ao primeiro século da Imprensa rondoniense, iniciado a 4 de julho de 1909, com o aparecimento do jornal The Porto Velho Times, o livro trata também da linha telegráfica de Rondon, passando por todo o período até chegar ao atual, da Internet.

"Como aconteceu quando escrevi o livro A Mulher em Rondônia, em 2006, rambém agora o livro abre com uma cronologia o que, em meu entendimento, vai permitir ao leitor situar-se do ponto de vista do momento histórico de cada uma das ações a seguir narradas", frisou Lúcio Albuquerque.

Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia também conta a Imprensa no interior do Estado, apresenta textos de jornalistas e situações inusitadas vividas, pequenas histórias folclóricas do meio, registra 10 grandes reportagens que ganharma dimensão nacional e que tenham tido Rondônia como foco e, ao final, comenta erros cometidos pela Imprensa, daqui e de alhures.

"Por entender que seja um livro de caráter histórico, busquei sempre evitar o que chamo de "partidarização". Entendo - finalizou o autor - que a maior importância do livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia seja oferecer um trabalho que centraliza seu foco em cima de um segmento que dificilmente fala de si mesmo, a imprensa. e é esse o nosso tema".

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025

RONDÔNIA1878 – Com 500 toneladas de carga e centenas de trabalhadores  para a 2ª tentativa de construção da EFMM, o navio “Metrópolis” sai de Filadelf

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025

RONDÔNIA1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superinten

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)