Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa


Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa - Gente de Opinião
Tradição católica de comer pescado neste período pode ter vindo da presença do peixe várias vezes na Bíblia

Para muitos católicos durante todo o período da Quaresma – que acaba nesta quarta-feira da Semana Santa – o consumo da “carne vermelha” é colocado de lado e a base da alimentação é o peixe que, apesar de sempre ter seu preço muito aumentado nessa fase nas feiras e supermercados, é o mais procurado.

A traidção e a cultura religiosa vem acontecendo e passando de pai para filho e daí em diante, apesar de muitas pessoas fazerem a opção pelo pescado não por fé mas, sim, por busca de uma saúde melhor.

No entanto, quando chega a Semana Santa – este ano iniciada domingo passado e terminando no próximo domingo – esteja o preço como estiver a busca pelo pescado é aumentado, e talvez seja até porque o peixe está sempre presente em vários trechos da Bíblia, seria como um mergulho num profundo significado simbólico da fé.

Segundo Renata Rocha (*) “carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística”.

Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé, conforme religiosos costumam lembrar.

Representa também o jejum, mas é fundamental que o cristão vá além disso: segundo religiosos o jejum também deve ser acompanhado de três outros itens: a penitência, a oração e a caridade.

(http://www.portalsatc.com/site/interna.php?i_conteudo=5923)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 2 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 2 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira é nomeado comandante do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antôn

O DIA NA HISTÓRIA 1 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 1 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O balanço financeiro e de serviços, do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré, onde menos de 2/3 são associados,  é con

O DIA NA HISTÓRIA 30 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 30 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

O DIA NA HISTÓRIA 28 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1878 – Com centenas de homens e 500 toneladas de equipamentos para a construção da EFMM o navio Metrópolis sai de Filadélfia rumo a Santo Anto

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)