Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa


Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa - Gente de Opinião
Tradição católica de comer pescado neste período pode ter vindo da presença do peixe várias vezes na Bíblia

Para muitos católicos durante todo o período da Quaresma – que acaba nesta quarta-feira da Semana Santa – o consumo da “carne vermelha” é colocado de lado e a base da alimentação é o peixe que, apesar de sempre ter seu preço muito aumentado nessa fase nas feiras e supermercados, é o mais procurado.

A traidção e a cultura religiosa vem acontecendo e passando de pai para filho e daí em diante, apesar de muitas pessoas fazerem a opção pelo pescado não por fé mas, sim, por busca de uma saúde melhor.

No entanto, quando chega a Semana Santa – este ano iniciada domingo passado e terminando no próximo domingo – esteja o preço como estiver a busca pelo pescado é aumentado, e talvez seja até porque o peixe está sempre presente em vários trechos da Bíblia, seria como um mergulho num profundo significado simbólico da fé.

Segundo Renata Rocha (*) “carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística”.

Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé, conforme religiosos costumam lembrar.

Representa também o jejum, mas é fundamental que o cristão vá além disso: segundo religiosos o jejum também deve ser acompanhado de três outros itens: a penitência, a oração e a caridade.

(http://www.portalsatc.com/site/interna.php?i_conteudo=5923)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025

RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025

RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)