Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O 6 de Agosto e nós


Leia ao final o comentário "O 6 de Agosto e nós".

E DAÍ?
O senador Valdir Raupp precisa responder objetivamente a uma pergunta: o que, de real, o fato dele ser líder do PMDB está sendo traduzido em benefício para Rondônia?

CASQUINHA
É preciso observar que políticos de todos os tipos estão enchendo o Estado propagando suas "casquinhas" em cima das anunciadas usinas do Madeira. Mas é preciso entender que essas obras estão saindo mais por interesse nacional do que por força política de qualquer um político local. Ou alguém me prova em contrário?

DATA
Uma data que tem muito a ver conosco, rondonienses, o 6 de Agosto que deveria também ser comemorado por aqui. E tem a ver muito com o mundo. Daíu o comentário abaixo "O 6 de Agosto e nós".

BLOG
Bom, se você tiver paciência, acesse meu blog: www.jotalucio.zip.net . Mas não imagine encontrar ali debates sobre temas políticos, coisas que meus colegas mais competentes o fazem com grande categoria. Vou preferir me direcionar a outras áreas.

DESAFIO
Quero ver força política é se conseguirem trazer para cá a tubulação do gás desde Urucu. Mas aí, pelo visto, a coisa pesa.

OFICINAS
O Tribunal de Contas inicia dia 20, em Vilhena, um programa de Oficinas destinado a oferecer informações a técnicos de Prefeituras, Câmaras e Autarquias Municipais. As inscrições são inteiramente gratuitas e só são feitas através do site tce.ro.gov.br. 

BOLSA VIOLÊNCIA
Pelo que li no site do Globo neste domingo, o Governo Federal está anunciando uma espécie de "bolsa-violência". Pois é, ao invés de atuar pesado no combate à violência e suas causas, o Governo prefere anunciar medidas paliativas.

ESCOLA
A Escola do Legislativo está com uma grnade programação de cursos para este mês de agosto. Ligue para 3216-2858 e confira.   

Comentário
O 6 de Agosto e nós
Sem pesquisar muito é fácil perceber que há pelo menos quatro grandes fatos de  interesse regional que fazem do 6 de agosto, neste ano uma segunda-feira, uma data importante para nós que somos, conforme o Céus de Rondônia, "...sentinelas avançadas" e "destemidos pioneiros".
Em 1902 estourava a Revolução Acreana que gerou o Tratado de Petrópolis em 1903 que, por sua vez, gerou a obrigação brasileira de construir uma ferrovia ligando as cachoeiras do Rio Madeira – fazendo surgir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que gerou Porto Velho.
Imagine o leitor o que seria dessa região onde hoje está Rondônia se a Revolução acreana não tivesse acontecido e, em efeito cascata, todos sucedâneos? O mais que se teria por aqui seria uma das muitas cidades amazônicas, e, certamente, não em Porto Velho, mas em Santo Antonio, como muitas outras cidades de beira de rio nesta Amazônia.
O 6 de Agosto marca também dois fatos políticos para nós: em 1983 o deputado estadual José Bianco, presidente da Assembléia Estadual Constituinte, promulgava em ato ocorrido no ginásio Cláudio Coutinho, a primeira Constituição estadual e, a seguir, declarava instalado o Poder Legislativo estadual – daí a data ser o Dia do Parlamento em Rondônia.
A nível regional o 6 de Agosto é também a data da proclamação da independência boliviana e, apesar dos Evo Morales da vida, nós cá do lado direito dos rios Mamoré/Guaporé, temos muito a ver com los hermaños aos quais nós, daqui, muitas vezes tratamos como nos queixamos de ser tratados pelos norte-americanos. Um dos elos de ligação mais fortes é a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo, anualmente realizada em uma cidade brasileira ou boliviana no rio Mamoré desde 1894.
E o 6 de Agosto marca uma data que não dá para fazer festa, mas apenas para uma introspecção: às 8h15 (no Japão) o bombardeiro B-52 apelidado Enola Gey, dos estados Unidos, liberou de suas entranhas o primeiro artefato nuclear atirado sobre uma cidade. Era 1945 e Hiroshima contabilizou mais de 100 mil mortos pelos quais também nós devemos chorar.
Inté amanhã se Deus quiser!
jotalucio@bol.com.br
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional para assistir à apresentação da peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja ca

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Onze pessoas morreram em Porto Velho vítimas da gripe espanhola, conforme registro do serviço de Saúde.1943 – Instalada, em Porto Velho

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista

O DIA NA HISTÓRIA 15 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 15 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)