Quarta-feira, 23 de julho de 2014 - 08h15
Um vereador comunista na bancada governista
E ainda na primeira legislatura um fato pelo menos inusitado, haja vista a vigilância dos órgãos de segurança no período (qualquer pessoa que fosse assumir emprego público ou pretendesse candidatura a mandato parlamentar passava pelo que chamavam de crivo de segurança, através das chamadas Assessoria de Segurança e Informações – ASI, observados seus antecedentes, ligações políticas etc). Dentre os eleitos o vereador Dionísio Xavier, da bancada da Arena, partido governista. Anos depois o Velho Dió contaria, entre risadas, que ele fora enviado a Porto Velho pelo Partido Comunista que também determinara se infiltrasse na Arena. Sem conseguir reeleição, Dió contava ainda que findo seu mandato a Arena investigou sua fidelidade partidária.
Na segunda legislatura o radialista Osmar Vilhena teve tantos votos que elegeu a ele próprio e puxou os outros quatro vereadores de seu partido, o MDB. E sabem o que aconteceu? Menos de dois anos depois da posse, os vereadores de seu próprio partido votaram pela sua cassação, sob alegação de infidelidade partidária.
Mas a cassação que teve maior mobilização popular foi a da vereadora Raquel Cândido, do PMDB, com centenas de pessoas dentro do acanhado prédio da Câmara e espalhadas pela Ladeira Comendador Centeno até a Praça Jonathas Pedroza. Sessenta dias depois ela retornaria, outra vez com maciça presença de eleitores, a grande maioria moradora de regiões que vinham sendo invadidas e que, conforme o noticiário da época, tinham como líder a própria vereadora.
Em seu pequeno auditório, onde mal cabiam 40 pessoas sentadas, a Câmara testemunhou a derrota do deputado federal Jerônimo Santana na escolha dos quatro candidatos do MDB a deputado federal em 1978, vencida pelo grupo de vereadores do próprio partido e que lhe faziam oposição. Poucos dias depois a convenção da Arena escolhia os quatro candidatos e deixava fora o coronel Carlos Godoy, que falava tão alto que sua voz era ouvida, ainda que nem usasse microfone, na Praça Jonathas Pedroza, a mais de 70 metros de distância.
Foi naquele prédio, na terceira legislatura, que pela vez primeira os eleitores dos distritos já formados ou em formação da BR-364, e que mais tarde seriam municípios, fizeram sentir-se representados, quando elegeram sete dos 14 novos edis.
Houve situações folclóricas, uma delas protagonizada pelo vereador João Bento da Costa, durante uma sessão solene para lembrar o descobrimento do Brasil. Bento, ao discursar citou; “Lembro quando Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil...”, sendo aparteado pelo vereador Cloter Mota: “Excelência, o senhor então jogou peteca com Cabral naquela praia?”
Em fevereiro de 1979, na primeira visita feita a Porto Velho pelo coronel Jorge Teixeira, então indicado para ser governador do Território, ele fez o discurso em que definiu o que ele chamava de missão: “Vim com a missão de transformar Rondônia em Estado. Teixeira cometeria um engano: O Território não foi transformado em Estado. Ele deixou de existir para surgir o Estado.
Lúcio Albuquerque
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)