Quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 06h40
A decisão do juiz federal em Fortaleza José Eduardo Vilar, proibindo a prefeitura da capital cearense e o governo daquele Estado de gastar com qualquer festa de final de ano é uma das mais coerentes que tenho ouvido falar ultimamente. E a justificativa dele é bem clara: o dinheiro deve ser direcionado para o atendimento das UTI naquela cidade, aonde o índice da falta de condições de atenção nesse campo é vergonhoso.
Ora, por que o poder público gastar dinheiro para fazer festa quando o mesmo poder público não disponibiliza recursos para atender o direito mais sagrado que qualquer cidadão, seja lá que idade ou classe social tenha, o direito à vida?
Sugiro que os colegas do juiz cearense - que recentemente esteve fazendo palestra muito elogiada no Tribunal de Contas rondoniense - se espelhem na determinação dele e dêem um aperto aqui nos órgãos públicos, contumazes em gastar dinheiro do contribuinte sem dar ao mesmo contribuinte a contrapartida que a Lei determina lhe seja concedido.
Aqui é comum o dinheiro público ser usado para eventos faturativos de particulares, como por exemplo o carnaval fora de época (e estou apenas citando um exemplo), enquanto nos hospitais equipes de saúde fazem milagres para que as pessoas tenham melhores condições enquanto tentam recuperar a saúde, faltam medicamentos e condições de trabalho, mas não tem faltado dinheiro para eventos que podem ser colocados de lado enquanto não se resolverem problemas, por exemplo, da sucursal do inferno que chamam de Hospitaql João Paulo II.
Dia 7 – Em 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré)
Dia 9 – Em 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias– Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 10 – Em 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 12 – Em 1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevel t o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas no trecho de Mato Grosso ao Rio Madeira em Rondônia(Candice Millard, O Rio da Dúvida)
Dia 12 – Em 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 12 – Em 1962 – Wadih Darwich Zacharias toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)