Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DEU NA INPREMÇA



Seu Benu quase enrola a língua para pronunciar o nome, querendo saber quem seria Ban-Ki-moon. Ele mostrava o texto do site do jbonline.terra.com.br, 3 de setembro/09, onde estava escrito que “Ban Ki-moon pede acordo climático rígido e alerta para desastre”, seguido do texto: “O novo tratado climático, que irá substituir o Protocolo de Kyoto após 2012, está sendo negociado em várias reuniões, para ser aprovado no encontro ministerial de Copenhague em dezembro.”

“Afinal de contas quem é esse Ban-Ki-moon?”, queria saber o velho marujo fluvial e eu, na minha santa ignorância, preferi me encolher, enquanto ele bradava que “tem redator que quer que a gente adivinhe”.

ADIVINHAÇÃO

A seguir seu Benu veio com o que ele chamou de “exercício de adivinhação”, mostrando manchete na página 1.6 da Folha de Rondônia, onde se lia “Palio invade, bate em ônibus e mata três”.

“Invade o quê?”, quis saber seu Benu. “Esses caras continuam querendo que o leitor adivinhe. Vai ver que tem algum cartomante no jogo”, reclamou.

DUNGA

Nesta quinta-feira seu Benu estava, como se diz no interior do Nordeste, “cum a mulesta”. “Eu fiquei mais irritado do que o Dunga”, gritava ele enquanto eu nada entendia. Aí ele me mostrou a razão da cara feia.

“Veja aqui no Diário da Amazônia, na capa tem uma chamada “Dunga fica irritado com intromissão no trabalho” e aí chama para a página E 3. “Só que lá tem uma matéria de motocicleta e um comercial. Vai ver que o Dunga fugiu”, reclamou ele.

PEIXE IRREGULAR

Seu Benu muitas vezes me deixa meio maluco. Agora ele quer saber o que seja “peixe irregular”. Tudo por causa da manchete da página 11 do Estadão do Norte, dia 2, onde o redator colocou lá “Polícia apreende peixe irregular”.

“Eu nasci na beira do rio, cresci e tive minha vida toda navegando pela Amazônia e continuo gostando de peixe. Já vi peixe podre, já comi peixe que estava mal cozido, ruim mesmo, mas “peixe irregular” eu garanto que nunca vi. Vou ter de saber com esse redator que deve ser expert em pescado, porque depois de 96 anos de vida eu quero aprender o que seja peixe irregular”.

Eu também, nascido na beira do rio, não soube explicar. E também quero saber. 

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 24 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 24 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O Horto Municipal, instalado em 1915, com dezenas de árvores plantadas, está sendo destruído por vândalos.1921 – A dependência amazônic

O DIA NA HISTÓRIA 23 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 23 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1922 – O superintendente (prefeito) padre Raymundo Oliveira, com apoio de médicos do Hospital da Candelária, registrou em uma semana 144 novos

O DIA NA HISTÓRIA 22 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Por iniciativa do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho.1940 – Nordestinos vindos para os

O DIA NA HISTÓRIA 21 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 21 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)