Quinta-feira, 3 de setembro de 2009 - 13h42
Seu Benu quase enrola a língua para pronunciar o nome, querendo saber quem seria Ban-Ki-moon. Ele mostrava o texto do site do jbonline.terra.com.br, 3 de setembro/09, onde estava escrito que “Ban Ki-moon pede acordo climático rígido e alerta para desastre”, seguido do texto: “O novo tratado climático, que irá substituir o Protocolo de Kyoto após 2012, está sendo negociado em várias reuniões, para ser aprovado no encontro ministerial de Copenhague em dezembro.”
“Afinal de contas quem é esse Ban-Ki-moon?”, queria saber o velho marujo fluvial e eu, na minha santa ignorância, preferi me encolher, enquanto ele bradava que “tem redator que quer que a gente adivinhe”.
ADIVINHAÇÃO
A seguir seu Benu veio com o que ele chamou de “exercício de adivinhação”, mostrando manchete na página 1.6 da Folha de Rondônia, onde se lia “Palio invade, bate em ônibus e mata três”.
“Invade o quê?”, quis saber seu Benu. “Esses caras continuam querendo que o leitor adivinhe. Vai ver que tem algum cartomante no jogo”, reclamou.
DUNGA
Nesta quinta-feira seu Benu estava, como se diz no interior do Nordeste, “cum a mulesta”. “Eu fiquei mais irritado do que o Dunga”, gritava ele enquanto eu nada entendia. Aí ele me mostrou a razão da cara feia.
“Veja aqui no Diário da Amazônia, na capa tem uma chamada “Dunga fica irritado com intromissão no trabalho” e aí chama para a página E 3. “Só que lá tem uma matéria de motocicleta e um comercial. Vai ver que o Dunga fugiu”, reclamou ele.
PEIXE IRREGULAR
Seu Benu muitas vezes me deixa meio maluco. Agora ele quer saber o que seja “peixe irregular”. Tudo por causa da manchete da página 11 do Estadão do Norte, dia 2, onde o redator colocou lá “Polícia apreende peixe irregular”.
“Eu nasci na beira do rio, cresci e tive minha vida toda navegando pela Amazônia e continuo gostando de peixe. Já vi peixe podre, já comi peixe que estava mal cozido, ruim mesmo, mas “peixe irregular” eu garanto que nunca vi. Vou ter de saber com esse redator que deve ser expert em pescado, porque depois de 96 anos de vida eu quero aprender o que seja peixe irregular”.
Eu também, nascido na beira do rio, não soube explicar. E também quero saber.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)