Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS: Academia de Letras de Rondônia realiza encontro em Guajará-Mirim



ENCONTRO

A Academia de Letras de Rondônia, ACLER, em parceria com a Academia Guajaramirense de Letras, realiza dias 12 e 13, próximos sexta-feira e sábado, na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o III Encontro de Escritores de Rondônia, com participações confirmadas das academias de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e da Acreana de Letras, além da entidade representativa dos escritores da Bolívia.

APOIO

Além do Refrigerante Dydyo, também apóiam o evento a prefeitura e a Câmara Municipal guajaramirenses.

SUCESSO

Sem qualquer dúvida o projeto Fina Flor do Samba já é um sucesso total, nas noites de sextas-feiras, no Mercado Cultural. Mas a estrutura de apoio aos que vão ali precisa melhorar, e, pelo que fiquei sabendo, não cabe responsabilidade a quem faz o atendimento no bar do Mercado. 

DISCRIMINAÇÃO 

Quem paga impostos neste país sempre fica de fora dos programas de atendimento do atual governo federal. A segurança caiu muito, a Educação idem, mas os impostos aumentaram. Agora, você que está na faixa de 40 anos em diante, que fique exposto à gripe H1N1. A vacina só vai dos 19 a 39 anos. Abaixo disso só índios, presidiários e algumas categorias profissionais que (essas sim, merecem!) serão imunizadas. Crianças e maiores de 40 (essa última faixa a que mais paga impostos no país), aí o governo federal mandou às favas. 

COINCIDÊNCIA? 

Um leitor sugeriu que eu assista ao noticiário global. Não pelas notícias, mas pelas coincidências, segundo ele, de sobrenomes com outras "estrelas" da emissora. Pode ser mera coincidência, mas para um veículo que critica duramente o emprego de parentes em órgãos públicos, que tal verificar a coincidência? 

MUNICÍPIO

Aprovada a proposta de transformar em município a região da Ponta do Abunã, que tal começar a pensar em crias pelo menos mais três naquela área, os de Jacy-Paraná, Abunã e

Alto Alegre?

RECURSOS

Sou a favor do apoio a todas as manifestações culturais. Mas é hora do poder público começar a tratar melhor outros segmentos, que refletem muito bem a história e a cultura regional, como as artes plásticas e a produção literária. E olha que não precisa de nem metade dos investimentos feitos para o carnaval.

NOVIDADE

O jornal O Mamoré, de Guajará-Mirim, sob a direção de Renné Soto, lançou há dias o site http://www.omamore.com.br. Uma boa opção para quem quer saber do que acontece na Pérola do Mamoré e, também, conhecer o que pensam intelectuais da região.

Datas de Rondônia nesta semana

Dia 10 – 1904 – O presidente da República Rodrigues Alves assina o Decreto-Lei 5.161 mandado construir a ferrovia Madeira-Mamoré.

Dia 13 - 1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)