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Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - A eleição do jornalista Carlos Alencar


 
Leia, no pé da coluna: Datas importantes da História de Rondônia e o comentário A hora de pensar grande em Porto Velho
 
 

ATENÇÃO – A gripe suína já chegou ao México. No Brasil, onde o ministro da Saúde disse que é o próprio consumidor quem deve escolher entre comer ou não alimentos contaminados, se a gripe suína chegar, o que esperar?

 

SINJOR – A eleição do jornalista Carlos Alencar, para a presidência do Sindicato dos Jornalistas, mostrou, claramente, um fator que até alguns membros da chapa vencedora (talvez por inexperiência) parecia terem colocado de lado: o trabalho do presidente Marcos Grutzmacher a quem, realmente, devem ir muitos créditos pelo fato de, em suas duas gestões, o Sinjor ter deixado de ser uma entidade sem qualquer participação social, para se destacar dentre as que atuam firme nessa área.

 

TRATAMENTO - No site O Observador, dos que consultei, o único a noticiar o resultado da eleição na noite de sábado, a citação de que um advogado fora eleito presidente do Sinjor me permitiu uma pergunta: Se o Júlio Ayres tivesse sido eleito, o site citaria que um professor fora eleito?

 

SOLIDARIEDADE – À jornalista Suely Davi, de Ariquemes, pelo constrangimento sofrido na porta do Banco do Brasil. Interessante – não digo que ocorra lá também, mas muitas vezes tenho visto seguranças destravando o bloqueio das portas giratórias para permitir passagem de pessoas que não conseguem passar normalmente. Está em tempo da segurança bancária acabar com esse constrangimento.

 

TEATRO – Um erro grave, cometido pelos que construíram o teatro municipal, é aquela rampa de acesso ao auditório: Sem proteção lateral ela se transforma numa armadilha e pode causar problemas sérios para quem dê um passo em falso. Ainda está em tempo de corrigir.

 

LEÃO – Olhai quem ainda não prestou contas com o leão: Dia 30, próxima quinta-feira, acaba o prazo.

 

Datas de Rondônia – semana de 26 de abril a 2 de maio

26 de abril – 1984 – O projeto de realizar eleições diretas (Diretas Já) para a Presidência da República, é derrotado no Congresso. Um dos envolvidos era o deputado federal Chiquilito Erse, desde o início alinhado aos diretistas.

30 de abril – 1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

1 de maio – 1925 – A Bula Pontifícia cria a prelazia de Porto Velho, tendo como bispo dom Pedro Massa. O primeiro pároco foi o padre Antonio Carlos Peixoto, que assumiu em 1925 (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

2 de maio – 1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para ser o comandante do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antonio, então pertencente ao Estado de Mato Grosso. (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

 

 
Comentário:
A hora de pensar grande em Porto Velho
 
A mobilização a favor da construção de um anel viário com entrada à altura do hospital das Marcelinas, a transferência do porto graneleiro para uma área a ser acessada pelo anel viário e, pouco acima, da ponte sobre o Rio Madeira, essa mobilização, mostra que há alguém pensando grande em Porto Velho.
Esta semana houve duas adesões importantes, do presidente da Associação Comercial, Wanderlei Oriani e do presidente do Sinduscon, Chagas Neto, este último, aliás, quando deputado federal foi quem conseguiu os recursos para construir os conjuntos habitacionais Marechal Rondon e 4 de Janeiro.
Falando sinceramente: pensa grande quem quer que aquelas obras saiam. Pensam pequeno os que querem manter tudo passando dentro da zona urbana porto-velhense. Ou a prefeitura, que manteve a estação rodoviária dentro da zona urbana da capital (*), atravancando ainda mais o já conturbado tráfego doméstico. O prefeito Roberto Sobrinho perdeu uma excelente oportunidade de mostrar que não administra apenas para seus quatro anos, mas para outros muitos quatro anos e, lógico, outros prefeitos.
É só observar o que já acontece em nosso interior: Em Vilhena e Cacoal a BR corta essas duas cidades, mas o tráfego doméstico tem vias paralelas não influenciáveis pela rodovia e nem se inserindo na BR.
Em Ji-Paraná o projeto de construção do anel viário, para tirar do sufoco o tráfego da 364 dentro da cidade, já se encontra adiantado. Em Campina Grande (PB), apenas para citar uma cidade do tamanho de Porto Velho, o anel viário deslocou do centro da “capital do sertão” o tráfego pesado, com influências positivas para todos.
Armadores, empresários, cidadãos comuns, caminhoneiros, todos querem a obra na região de Porto Chuelo. Agora é a vez das nossas autoridades políticas mostrarem que têm compromisso com a capital.
E principalmente, a adesão de cada um de nós, cidadãos, que não podemos mais continuar reclamando do trânsito, sem fazer nada de real para que a situação mude.
 
(*) – Alguém pode dizer: É, mas por que construíram ali uma rodoviária? Isso foi há quase 30 anos, quando Porto Velho acabava literalmente no mercado do KM 1. Àquela altura não havia como imaginar o crescimento.
 
Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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