Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 23/08/10


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Será que é por causa da eleição que há tantas queimadas e nenhuma ação dos órgãos ambientais?

DÚVIDA

Quem trafega no trecho Porto Velho/Guajará-Mirim fica sempre em dúvida sobre a razão da ausência de fiscalização da Polícia Rodoviária. O único posto, à altura do Km 48 saindo de Porto Velho, pelo visto nunca tem ninguém, porque afora os cones não há qualquer sinal de presença do policiamento.

LIVRO

Parabéns ao escritor Paulo Saldanha, cuja obra "O Oráculo da Candelária", segundo romance dele, será um dos livros a estarem participando da Bienal do Livro em São Paulo, no Stand é o da Editora Scortecci.

PIRATARIA

Até quando vamos continuar sabendo de professores, especialmente universitários, que incentivam alunos a tirar cópias de livros, e não orientando a comprar a obra? É pirataria e constitui crime, conforme a Lei. Enquanto as fotocopiadoras, especialmente na Unir e nas faculdades, faturam muito, os autores, que batalharam na pesquisa e gastaram dinheiro para publicar, levam a pior.

GRAMÁTICA

Pais e professores devem iniciar rápido um trabalho para evitar que seus filhos e/ou alunos continuem sem saberem escrever ou ler direito. O uso, cada vez maior, da internete para trocar idéias com a utilização da linguagem do internetês, vai acabar gerando dificuldades quando esses mesmos filhos e/ou alunos forem fazer provas ou concursos.

SUGESTÃO

Muito bom o artigo da professora Victoria Ábaco (victoriabacon2004@hotmail.com) sobre a diferença entre o discurso e a prática do governo Lula: Opinião: Presidente Lula não fez a revolução na educação. E agora?. O assunto abordado não é novidade, mas quando se vê campanha na TV e no rádio, onde se apregoa que Lula fez, é bom verificar que a coisa ficou bem longe da realidade. Acesse o site gentedeopiniao.com.br e leia o artigo.

SUMIU

A fiscalização, nas rodovias e nas ruas das cidades, sobre o uso de bebida por motoristas, motoqueiros e outros. Ah!, dirá alguém, a Lei existe. Sim, e daí? De leis boas e intenções nobres este país está cheio. O duro é que a autoridade não faz a prática, e aí de nada adianta termos a Lei.

DATAS DE RONDÔNIA

Dia 20 – Em 1783 – Inaugurado o forte do Real Príncipe da Beira, um dos poucos monumentos históricos em Rondônia (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 21 – Em 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia, a partir de 1977 Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)

Dia 25 – Em 1935 – Inaugurado o quartel da 3ª Companhia de Fronteira, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 27 – Em 1868 – O coronel George Earl Church obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)